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LivrosLivrosA Etnobotânica Como Eixo Temático No Currículo Integrado Da Educação Profissional
A Etnobotânica Como Eixo Temático No Currículo Integrado Da Educação Profissional

A Etnobotânica Como Eixo Temático No Currículo Integrado Da Educação Profissional

- Cód: 322718552

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Descrição do produto

A Presente Obra Apresenta A Utilização Da Etnobotânica Como Possibilidade De Conexão Entre A Educação Básica E Profissional, No Currículo Integrado Da Educação Profissional Científica E Tecnológica. Contempla, Ainda, Um Referencial Histórico Da Educação Profissional No Brasil, Desde A Sua Implantação Nos Idos Do Século Xx, Além De Apresentar Um Quadro Teórico Sobre O Currículo Integrado E Sua Articulação Na Educação Profissional De Nível Médio, Apresentando Um Estado Do Conhecimento Sobre A Temática Abordada Na Pesquisa, Na Região Norte Do Brasil. O Caminho Metodológico Percorrido Nesta Investigação Foi De Cunho Qualitativo. Adotamos Essa Abordagem, Pois Entendemos Que O “pesquisar” Em Educação Difere-se De Outras Áreas De Interesse Humano, Uma Vez Que Ela Reconhece A Subjetividade Na Busca Pelo Conhecimento, Permitindo Possíveis Inferências Sobre Os Saberes Coletivos. Trazemos Como Embasamento Investigativo O Estudo De Caso, Explorado Em Todas As Suas Vertentes E Sua Utilização Na Pesquisa Educacional. As Técnicas De Coleta De Dados Consistiram Na Análise De Documentos Sobre A Educação Profissional, Projeto Pedagógico De Curso E Resoluções Que Estabelecem As Diretrizes Dessa Modalidade Na Educação. As Fontes De Evidências Foram As Entrevistas Realizadas Com Os Professores E Alunos Que Compõem O Local De Investigação. Foram Utilizados, Também, Alguns Registros De Campo, Coletados Durante As Entrevistas. Além Disso, O Texto Apresenta Uma Articulação Teórica Sobre A Transversalidade Da Etnobotânica E A Educação Ambiental, Bem Como, As Suas Possibilidades De Inserção No Ensino De Ciências. os Dados Revelaram Que A Comunidade Docente E Discente Do Ifro/campus Cacoal É Detentora De Uma Gama De Conhecimentos Sobre Plantas Medicinais, Que Podem E Devem Ser Utilizadas Como Eixo De Integração Nas Disciplinas Do Curso, Porém, Esses Conhecimentos Não São Explorados No Processo De Ensino E Aprendizagem. Por Fim, Recomendamos Que A Etnobotânica Seja Inserida Na Matriz Do Curso, Com Base Nos Dados Revelados Na Pesquisa, Que Evidenciaram A Possibilidade Dessa Na Conexão Entre A Educação Básica E Profissional.