Ofertas para: São Paulo - SP Alterar
LivrosLivrosA Igreja Dos Tempos Clássicos (II) - Volume VII
A Igreja Dos Tempos Clássicos (II) - Volume VII

A Igreja Dos Tempos Clássicos (II) - Volume VII

- Cód: 338159927

Vendido e entregue por

O Carrefour garante a sua compra Saiba mais

Especificações técnicas

PropriedadeEspecificação

Importante

Código da Certificação ANVISANão se aplica
Código da Certificação MAPANão se aplica
Código da Certificação INMETRONão se aplica
Código da HomologaçãoNão se aplica

Descrição do produto

Análise do Período

Abrindo-se sobre o caso Galileu e, mais amplamente, sobre o grande fermentar do Século das Luzes, este volume da História da Igreja estuda os grandes abalos que atingiram a Igreja nos séculos XVII e XVIII.

Principais Acontecimentos

  • A revolta da razão que, na França, foi promovida pelos panfletistas que chamaram a si o nome de filósofos : o Rei Voltaire, Diderot com a sua Enciclopédia, Helvetius e tantos outros.
  • Na Inglaterra, os Deístas , que pretendem dissolver o Cristianismo na religião natural.
  • Na Alemanha, o movimento da Aufklärung , que preparará o Protestantismo liberal e a morte de Deus em quase todas as igrejas da Reforma, ameaçando arrastar consigo parte da Teologia Católica.
  • O ataque dos racionais que, na esteira de Descartes, minarão as próprias bases da fé: Spinoza, o bem-intencionado Malebranche, Kant.
  • O pensamento imaturo e sentimental de Jean-Jacques Rousseau, que levará às desastrosas tentativas futuras de reforma radical da sociedade, da Revolução Francesa aos totalitarismos Marxistas e Maoístas.

Consequências e Reflexos

Interessante é notar como as duas linhas em conjunto acabariam por promover, no século XX, o desencanto completo com a razão e o surto da falsa religiosidade das seitas e dos esoterismos, centrada na emoção irracional.

Impacto Político

  • No plano político, o fortalecimento e o endurecimento do bloco protestante, acompanhado do surgimento de uma nova potência protestante, os Estados Unidos, acaba redundando também no enfraquecimento do Catolicismo.
  • Os déspotas esclarecidos que não deixam de se manifestar igualmente nos países católicos, com Pombal e Aranda na Península Ibérica e José II na Áustria, renovarão as velhas tentativas por sujeitar a Igreja ao Estado nas suas diferentes nações e se porão de acordo para forçar o Papado a esse erro capital que foi a supressão da Companhia de Jesus.

Visão Geral

No conjunto, o panorama é entristecedor. O esforço missionário no Oriente e na África recua e parece destinado ao fracasso, as igrejas nacionais dão sinais de se terem fossilizado na sua simbiose com os poderes políticos, os Estados Cristãos parecem ter optado decididamente pelo cinismo, e o próprio Papado não se mostra à altura desses desafios, embora tenha contado geralmente com Papas irrepreensíveis quanto à conduta e à doutrina.

Sementes do Futuro

Mas por todas as partes se veem germinar as sementes do futuro: na renovação dos estudos bíblicos e hagiográficos, na apologética, na renovação da piedade popular promovida pelos santos. Assim, quando as terríveis crises revolucionárias do século XIX atingirem a Igreja e ameaçarem fazer ruir esse velho edifício aparentemente tão cheio de rachaduras, só conseguirão arrancar-lhe a casca das alianças humanas, fazendo ressurgir, intacto e renovado, o seu núcleo divino e imperecível.