Aos Poucos, Vai Cedendo O Preconceito Que, Durante Tantos Anos, Impediu-nos De Nos Dedicar A Estudos Mais Aprofundados Sobre A Televisão Brasileira Seja Do Ponto De Vista De Sua Relação Com As Artes E Com A Produção Artística, Nacional E Estrangeira, Seja Do Ponto De Vista De Sua Própria Relevância Como Fenômeno Artístico E Cultural. [...] Esse Tipo De Fantasia Ou De Esquema Facilitador, Alimentou, Durante Anos, A Ficção Derivada De Que A História Da Televisão No Brasil Serviria, Na Melhor Das Hipóteses, Apenas A Quem Estivesse Interessado Em Vasculhar A Indigência Mental Dos Brasileiros Ou A Quem, Em Linha Semelhante, Estivesse Interessado Em Estudar A Irrelevância Estética, Artística E Cultural De Nossos Canais Exemplos Sempre Negativos, Antimodelos Da Inovação E Da Criatividade. Eis Aqui, Neste Livro, Um Vasto, Rico E Farto Material Que, Felizmente, Ajuda A Derrubar Esses Equívocos. A Televisão E A Produção Ficcional Televisiva, Em Nosso País, Sempre Foram Extremamente Sofisticadas E Absorveram, Continuamente, Os Melhores Quadros Do Nosso Ambiente Cinematográfico E Teatral. [...] Nada Pode Negar, Entretanto, O Fato De Que A Televisão Brasileira Produziu Não Apenas Obras Que Compõem Nosso Imaginário Coletivo De Maneira Indelével, Mas Que Tiveram Também Grande Qualidade Dramatúrgica, Documental E Jornalística. [juca Ferreira]