O Conteúdo Deste Livro Consiste Em Falar Sobre A Exclusão Social De Crianças E Adolescentes Com Altas Habilidades Sob O Olhar Da Psicopedagogia. O Indivíduo Com Altas Habilidades/superdotação Que Não Tenha Tido Um Olhar Adequado Na Infância Apresenta Comportamentos E Limitações, Privando-se De Experiências Importantes Para O Desenvolvimento Motor E Social. É, Pois, Imprescindível Que Se Reconheçam As Características De Altas Habilidades/superdotação Para Que Se Possa Compreender O Impacto Desses Transtornos Em Concomitante, Identificando A Etiologia E Entendendo A Sua Origem. Neste Livro Utilizam-se Métodos De Avaliação Das Características De Superdotação, Sendo Observados Os Problemas Que Ocorrem Nos Planos Social, Familiar, Acadêmico, Comportamental E Sensorial, Focando Em Intervenções Adequadas Para Que Se Possa Trabalhar Com Mais Efetividade Nessas Dificuldades. O Processo De Inclusão De Crianças E Adolescentes Superdotados Deve Partir Dessa Identificação Para Que, A Partir Disso, Seja Possível Promover Ações Capazes De Efetivar Essa Inclusão, Reduzindo As Problemáticas Que Envolvem O Assunto. O Conhecimento E A Conscientização Das Pessoas É Fator Essencial.