Um Bestiário Pós-moderno Prefácio De Christina Ramalho*um Bicho Salta Das Palavras, Derrama Seus Mistérios Em Voz Sucinta, Metamorfoseia-se Em Línguas Outras, Faz-se Gravura E Volta Ao Habitat, Ciente Do Roteiro Cumprido. Surge Novo Bicho, Mais Outro, Outro Mais... E Um Híbrido Bestiário Pós-moderno Se Desenha Ante Nossos Olhos, Brasileiro, Internacional, Repleto De Signos E Senhas, Convidando-nos Ao Passeio Caleidoscópico Entre Asas, Escamas, Patas E Pêlos. Presos Nos Gradis Da Vida, Estamos Nós A Vê-los, Enquanto Eles, Livres, Desfilam, Desafiam E Se Despedem. Eles São Dez. Nós, Muitos, Multiplicados Ainda Mais Pelo Verbo Que Se Faz Verso Em Versões. Eles, Todavia, Possuem Voz E Imagem. Nós, Quiçá Tenhamos Ouvidos E Olhos Para Percebê-los.eis A Ordem Do Desfile:beija-flor, Ainda Mais Delicado Nas Vestes Do Hai-kai, Sabe-se Metáfora E Esparge Sobre Nós Vôos Desejados.bode, Humanamente, Se Debruça No Espelho Da Mitologia E Se Vê Fauno Sedutor.o Cavalo, Leitor De Quintana, Põe Em Pauta A Beleza E O Poeta, Num Jogo De Vice-versa, Em Que Uma Carta Outrora Lida Motiva Verso E Conversa.jacaré Tem Palavra Mais Longa, Como O Desenho De Seu Corpo No Mapa-múndi Ancestral. Mas Permanece No Segredo De Quem Sabe Nadar De Costas Em Rio Que Tem Piranha.lobo-guará, Sul-americano Desconfiado, Fala De Táticas E Técnicas De Quem Sabe Que Sobreviver É Uma Ciência.peixe Tem Guelras Sábias. Tanto Faz: Rio Ou Mar, A Líquida Estrada Está Lá.sapo Conta Sua Sina De Estar Mais No Encanto Que Na Vida. Como Nós, Sempre Esperando Pelo Beijo Redentor.tamanduá Desdenha A Regra Geral E Exercita O Direito A Outras Formas De Desejo.touro, Filósofo, Conjuga Tempo E Pensamento No Pasto Da Vida Ruminante.urubu Reveste A Morte De Vida No Mais Paradoxal Dos Vôos. Liberdade, Sedução, Arte, Mistério, Ciência, Adaptação, Sonho, Erotismo, Pensamento, Morte. E Vida. Encerra-se O Desfile. Presos, Ainda, Aos Gradis, Ficamos. Se Quisermos. Porque A Palavra Liberta. Como Disse Quintana, Na Carta Já Referida: Que Sobra Então Para A Poesia Perguntarás. E Eu Te Respondo Que Sobras Tu . ./... Contou-me Olga Savary Que A Idéia Do Livro Nasceu, Em 1996, Quando O Gravador Marcelo Frazão A Convidou Para Traduzir Em Texto Imagens De Animais Que Ele Havia Produzido Usando As Técnicas Da Gravura Em Xilo E Metal. Os Animais Eram Europeus. Olga, Uma Nacionalista Ferrenha. Resultado Conjugação De Propósitos E Este Anima Animalis Voz De Bichos Brasileiros, Em Que Versões Em Espanhol, Finlandês, Francês, Inglês E Italiano Dos Poemas De Savary Expandem A Brasilidade Conquistada, Gerando Um Livro Tipo Exportação , Capaz, Portanto, De, Em Tempos Pós-modernos, Levar Este Bestiário Brasileiro A Outras Praças, A Outros Gradis. Ela, Escritora Que Dispensa Apresentações, Ele, Artista Cujas Obras Conhecem O Mundo, Possuem A Força Necessária Para Mostrar (e Até Exportar) O Que Temos De Melhor: A Criatividade.nove Hai-kais E Um Poema Mais Longo Integram A Obra E, Como Se Esperaria De Olga Savary, Dizem, Na Medida Justa Da Metáfora Lapidada Pela Concisão, Que Entre Palavra, Imagem E Leitura Há Um Templo Onde Se Ancorar O Pensamento Em Busca De Sentidos Sempre Abertos, Desde Que Haja O Velho E Conhecido Desejo De Ir Além Das Clausuras Do Espaço E Do Tempo. Desde Que Haja Emoção Abrigando A Poesia.a Harmonia Entre A Arte De Frazão E A De Savary Reafirma Que O Pacto Entre Gravura E Poesia É Sempre Um Convite À Ampliação Do Exercício De Sentir.muito Bom Ver A Guerreira Olga De Volta Ao Livro, Espaço Onde Morou E Mora, Mulher De Palavra E De Palavras. _____________ *christina Ramalho, Doutora Em Semiologia Pela Universidade Federal Do Rio De Janeiro (ufrj), Escritora, Ensaísta E Professora De Teoria Literária Da Ufrn-universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, Autora, Entre Outros, De Um Espelho Para Narciso Reflexos De Uma Voz Romântica (1999), Fênix E Harpia Faces Míticas Da Poesia E Da Poética De Ivan Junqueira (2005) E História Da Epopéia Brasileira (2007).