A Formação Ativa É Uma Metodologia De Formação Inovadora Que Se Caracteriza Por Uma Gestão Flexível Do Processo Formativo Com Utilização De Metodologias E Estratégias Ativas De Ensino-aprendizagem. Potencia A Construção E Desenvolvimento De Competências E Propõe A Transversalidade Relativamente Às Áreas Curriculares, Na Linha Das Recentes Políticas Públicas Educativas No Que Respeita À Autonomia E Flexibilidade Curricular E Perfil Dos Alunos À Saída Da Escolaridade Obrigatória.
uma Aprendizagem Ativa Requer Que Os Estudantes Sejam Os Construtores, Em Interação Social, Do Seu Próprio Conhecimento, Que Atualmente Pode Ser Coadjuvada Com A Integração Das Tecnologias Digitais No Processo De Ensino, Avaliação E Aprendizagem.
a Construção Do Modelo De Formação Ativa Foi Suportada Numa Investigação Com O Propósito De Identificar Bases Teóricas E Práticas Que Permitam Uma Inovação Das Metodologias De Ensino E Uma Aprendizagem Ativa E De Contribuir Para O Desenvolvimento Profissional Docente Na Sociedade Contemporânea.
as Principais Metodologias E Estratégias Abordadas São O Ensino Online, Incluindo O Flipped Classroom, O Trabalho De Grupo, O Trabalho De Projeto E A Aprendizagem Baseada Em Problemas, Com Referência Importante À Avaliação Formativa.
por Fim São Apresentadas Um Conjunto De Sugestões E Questões Práticas Para Uma Efetiva Implementação De Uma Formação E Aprendizagem Ativa, Pois Não Basta Apenas ‘conhecer’, Mas Também É Essencial ‘saber Como Fazer’, Na Expetativa Que Os Professores Experimentem E Possam Colocar “mãos À Obra”.
falta-nos Tempo Para Pensar! Sim, Tempo Para Pensar Como Inovar!
numa Escola… Como Local De Desenvolvimento Humano.