Áreas Naturais Protegidas (anp) São Importantes No Mundo Moderno, Embora Sejam Criadas Sem Critérios Claros, Sobretudo Em Esferas Estaduais E Municipais. Além Disso, Os Fatores Que Motivam A Criação E A Distribuição De Tais Áreas São Inconsistentes.
o Livro Apresenta A Evolução Dessas Anp No Brasil E, Em Especial, Em Minas Gerais, Destacando Os Principais Eventos Históricos. Identificam De Modo Espaço-temporal, As Anp Nos Municípios E Mesorregiões No Estado E Relaciona A Sua Existência Com Indicadores Sociais, Econômicos E Demográficos, Como O Idhm, O Índice De Gini Municipal, O Pib, O Espaço Territorial E A Densidade Populacional De Cada Município E Mesorregião.
no Estudo, Avalia-se A Influência Do Icms Ecológico Na Criação Das Anp Municipais Mineiras.
interessante Notar Que O Estado Possui Baixa Percentagem Do Seu Território Protegido, Com Predomínio Das Anp De Uso Sustentável, Sobretudo Áreas De Proteção Ambiental. Ressalta-se, Na Obra, A Precária Contribuição Do Icms Ecológico Na Proteção Integral, Registrando Alto Grau De Vulnerabilidade Do Sistema De Proteção Fundamentado Em Áreas Pouco Restritivas.