Em 1980, É Encontrado Em Berlim Um Caderno Que Relata A Descoberta, Em Terras Portuguesas, De Uma Jazida De Ouro, Segredo Que Levará O Leitor Aos Anos Da Segunda Guerra Mundial, À Exploração De Volfrâmio E À Improvável Amizade De Um Engenheiro Alemão Com O Jovem Xavier Sarmiento, Que Descobre Ter O Dom De Curar E Se Fascina Com A Ideia De Poder. É A Sua História, De Curandeiro E Mágico A Temido Chefe Das Milícias, Que Acompanharemos Ao Longo Do Romance, Assistindo Às Suas Curas E Milagres, Bem Como Aos Amores Clandestinos E À Fuga Intempestiva Para África.
percorrendo Episódios Da Vida Portuguesa Ao Longo De Cinco Décadas – Das Movimentações Na Raia Transmontana Durante A Guerra Civil De Espanha À Morte De Francisco Sá Carneiro –, As Pessoas Invisíveis É Também A Revisitação De Um Dos Eventos Mais Trágicos E Menos Conhecidos Da Nossa História Colonial: O Massacre De Um Grande Número De Nativos Forros, Mostrando Como O Fim Legal Da Escravatura Precedeu, Em Muitas Dezenas De Anos, A Sua Efectiva Abolição.
entre Realismo E Magia, Poder E Invisibilidade, Ignomínia E Sobressalto, O Presente Romance, De Uma Maturidade Literária Exemplar, Foi O Vencedor Do Prémio Leya Em 2021.