Autora: Lucy Godoy
resumo: Este Livro Visa Levar Para Pais, Professores E/ou Cuidadores De Crianças Na Faixa Etária De Zero A Três Anos Informações Básicas Para O Desenvolvimento Correto E Pleno De Sua Inteligência E Suas Competências, Por Meio De Atividades Que Respeitem E Estimulem Corretamente Suas Necessidades Nessa Fase De Vida.
a Proposta Traz Recomendações Úteis Para Os Leitores A Fim De Fazer A Vida Dos Pequeninos Sob Seus Cuidados Mais Tranquila E Produtiva Sem Perder De Vista A Formação Triádica Do Ser Humano: Corpo Mente Alma.
sumário
prefácio ........................................................... 11
apresentação ................................................ 15
profissionais Que Leram E
suas Opiniões Sobre Este Trabalho .............................. 17
introdução ................................................... 21
capítulo I Nossa Visão Sobre Educação ...... 27
os Pilares Da Educação ........................................... 27
família .................................................................. 28
escola .................................................................... 29
a Difícil Mas Gratificante Arte De Educar .................. 32
o Que É A Autoestima ............................................. 41
capítulo 2 A Magia Do Lúdico Auxiliando
no Desenvolvimento Das Competências ............... 51
capítulo 3 A Psicomotricidade
favorecendo A Formação Do Ser Triádico .............. 57
entendendo Um Pouco Mais Sobre A
psicomotricidade .................................................... 59
habilidades Motoras ............................................... 60
discutindo Com Os Educadores Um Ponto De
vista Pessoal Amparado Nas Leis Da Biologia E Do
desenvolvimento Infantil......................................... 61
como Acontece O Processo Neuropsicomotor ....... 61
reforço .................................................................. 62
quais São As Estruturações Psicomotoras Básicas ...... 62
esquema Corporal ................................................... 63
atenção Para... ....................................................... 63
dificuldades Que A Criança Pode Apresentar
por Um Esquema Corporal Não Assimilado ................. 65
propostas Adequadas Para Um
desenvolvimento Pleno ........................................... 66
estruturação Espacial .............................................. 66
sedimentando A Estruturação Espacial ..................... 70
dificuldades Que A Criança Pode Apresentar Por
uma Estruturação Espacial Não Assimilada ................ 72
estruturação Temporal ............................................ 73
sedimentando A Estruturação Do Tempo ................. 74
dificuldades Que A Criança Pode Apresentar
por Uma Estruturação Temporal Não Assimilada ....... 76
coordenação Motora .............................................. 77
dificuldades Que A Criança Pode Apresentar
por Uma Coordenação Motora Não Assimilada .......... 80
capítulo 4 O Afeto Vinculando
a Criança A Seu Novo Mundo ............................ 83
e Finalizando Nosso Encontro .............................. 93
parte Ii Atividades Práticas E
considerações Gerais ........................................... 97
Exercícios E Vivências ...................................... 101
Exercitando A Afetividade ................................. 106
Exercitando A Magia Do Lúdico ...................... 112
Trabalhando A Psicomotricidade ...................... 126
referências E Sugestões De Leitura ....................... 139
a Autora 143