As Grandes Instituições Privadas Com Fins Lucrativos Da Área Educacional Formam Uma Rede Política Que Busca Transformar A Educação Básica No Brasil, Notadamente Desde A Década De 1990, Em Produto, E Tirar Dela A Maior Rentabilidade, Levando Para O Centro Da Política Educacional A Lógica Gerencialista. O Livro Atuação E Expansão Da Empresa Kroton Educacional Na Educação Básica Analisa O Movimento Da Kroton E Da Holding Saber Na Expansão Do Mercado Privado Na Educação Básica E Desvela Como O Modelo De Gestão Educacional Da Kroton Perpassa A Organização E O Trabalho Pedagógico De Escolas Públicas E Privadas.
desde, Pelo Menos, Os Anos 2000, As Compras, Fusões, Aquisições E Grandes Negociações Estão Cada Vez Mais Evidentes No Cenário Econômico Nacional, Em Diferentes Setores De Produção E Serviços. A Movimentação Dos Grupos Que Consolidaram A Expansão Na Educação Superior, Agora, Com Mais Ênfase, Organiza Novos Modos De Atuação E Expansão Também Na Educação Básica. A Atuação Do Capital Privado Com Fins Lucrativos Na Educação Denota Que O Capitalismo Enfrenta Crises Sistêmicas E, Ao Mesmo Tempo, Encontra Formas De Expansão E Maior Lucro Por Meio Da Oferta De Serviços E Bens Consumíveis.
assim, A Educação Básica Brasileira Vem Sendo Alvo De Interesses Econômicos, Em Um Modelo De Escola Que Reproduz A Lógica Do Mercado Privado Por Meio De Diversas Estratégias: Ampliação Da Oferta De Matrículas Nas Escolas Privadas, Venda De Materiais Didáticos E Assessorias De Ensino Privados Para O Poder Público, Incidência Nos Projetos De Lei Para Contemplar A Formação De Um Cidadão Trabalhador Do Sistema Capitalista, Entre Outras Estratégias De Mercado.
nesse Modelo De Negócio Que Parte Da Lógica Empresarial Privada Capitalista, Em Sinergia Com O Sistema Sociometabólico Do Capital E Alinhada Ao Neoliberalismo, A Educação Básica É Eleita Como Mais Um Nicho De Mercado Da Kroton, Que Tenta Subverter A Educação Básica Pública Em Mercadoria E Negócio Rentável. A Análise Da Atuação Dessa Empresa Traz Um Alerta Sobre Os Rumos Da Educação Nacional E Os Acordos Entre Conglomerados Educacionais, O Sistema Do Capital E A Gestão De Políticas Públicas.