Autonomia E Educação No Ciberespaço Lança Um Olhar Sobre As Relações Formativas Em Um Mundo Em Acentuada Transformação, Principalmente, Tecnológica. A Educação E, Mais Especificamente, A Escola, Diante De Uma Nova Realidade Que Utiliza Cada Vez Mais Os Recursos Tecnológicos, São Afetadas Por Demandas Inusitadas, Por Relações E Dinâmicas Comunicativas Próprias Da Era Digital. Como Construir Um Ambiente Criativo A Partir Desse Novo Cenário? Buscando Elucidar Interrogações Como Essa, Este Livro Analisa Questões Relacionadas À Atuação De Docentes E De Discentes Na Ead On-line, Com Ênfase Nos Processos De Construção Das Identidades Nos Ambientes Virtuais De Aprendizado. A Ideia De Autonomia Do Sujeito E De Construção De Uma Singularidade Criativa, A Partir De Ambientes Que Favoreçam A Prática Autoral Dos Seus Participantes, É Uma Das Hipóteses Que Sustentam O Texto, Que Busca Pensar A Formação Humana Como Uma Ação Para Além Da Repetição Do Instituído. Por Outro Lado, O Texto Também Traz Questionamentos Sobre Uma Suposta Supervalorização Da Tecnologia Como Fim, E Não Como Meio, Isto É, De Um Possível Exagero Do Entendimento, Muito Comum, Da Tecnologia Como Panaceia. O Livro É Destinado A Todos E Todas Que Se Interessam Pelo Tema Da Educação E Da Tecnologia, Que Buscam Pensar Sobre O Processo De Construção Das Identidades E Nos Ambientes Que Favorecem A Autonomia Na Formação Humana, Sobretudo, De Modo Criativo E Democrático.