Este Material Inédito Irá Lhe Ajudar A Trabalhar Com Clientes Que Estão Ambivalentes Em Relação A Uma Mudança, Que Precisam Manter Uma Mudança Ou Mesmo Que Estão Resistentes. O Conteúdo Teórico E Os Baralhos Poderão Ser Utilizados Por Qualquer Profissional Da Área Saúde (médicos, Psicólogos, Nutricionistas, Enfermeiros), Educadores Ou Profissionais Que Atuam No Desenvolvimento De Pessoas E Que Tenham Como Objetivo Auxiliar Seus Clientes A Realizar Uma Mudança De Forma Mais Eficiente. É Relevante Ressaltar Que Este Material Tem O Objetivo De Auxiliar Clientes Mais Motivados E Menos Motivados, E Que O Profissional Terá Apenas De Adequar O Foco Da Intervenção De Acordo Com O Nível De Motivação Do Indivíduo. O Modelo Teórico Que Embasa Este Material Chama-se Modelo Transteórico De Mudança De Comportamento (mtt). Este Material É O Único Que Traz O Modelo De Forma Completa Para Aplicação Prática Em Clientes, Integrando Seus Diferentes Construtos Do Para Uma Intervenção Mais Eficaz. Desenvolvido Por Prochaska E Diclemente (1982) O Mtt Se Trata De Um Modelo Explicativo Que Tem O Objetivo De Compreender O Processo De Mudança Em Diferentes Comportamentos. O Mtt Tem Sido Foco De Diversas Pesquisas Nas Últimas Décadas, Pois A Comprovação Empírica De Seus Construtos E Correlações Têm Sido Significativamente Divulgadas. É Uma Proposta Integradora Que Descreve A Mudança Como Um Processo Em Que A Pessoa Cria Comportamentos Novos, Modifica Os Existentes Ou Cessa Comportamentos Problemáticos. Este Material Apresenta Inicialmente Uma Breve Explicação Teórica Que Orienta O Usuário Sobre Os Pressupostos Que Embasam As Cartas. Posteriormente, São Apresentados Os Baralhos E Como Integrá-los Na Prática. Eles Podem Ser Utilizados Separadamente, Em Diferentes Momentos Ou De Forma Integrada. Exemplo De Uso: Imagine Um Cliente Mais Resistente, Com O Qual Você Precise Trabalhar Passos Iniciais De Um Processo De Mudança. Para Que A Motivação Pudesse Ser Trabalhada, Processos De Mudança Cognitivos Precisariam Ser Estimulados. Um Deles É A Ampliação Da Consciência , Que Estende A Percepção Sobre Um Problema. Assim, Você Poderia Usar As Cartas 1, 2 E 3 Do Baralho De Processos De Mudança (pág. 18) E Trabalhar Este Tema Com O Cliente. Embora, As Cartas Possam Ser Usadas Separadamente Salienta-se Que O Uso Dos Cinco Baralhos Potencializa O Resultado.o Resultado (pág. 40 - Como Utilizar O Material).