Nesta obra é abordada a gestão territorial com o objetivo de compreender sua relevância e seus principais desafios, bem como as reais necessidades de obtenção de dados e recursos para seu êxito.
Apresenta-se o paradigma do cadastro territorial multifinalitário, seus conceitos fundamentais e o modo como ele é abordado em várias regiões e em vários países.
Além disso, trata-se da infraestrutura de dados espaciais (IDE), considerada essencial para o desenvolvimento de projetos relativos à produção, gestão e exploração de dados geográficos e cadastrais, em contextos compartilhados por vários serviços do Estado.
Finalmente, é apresentada uma análise dos requisitos e modelos para a gestão territorial, baseada no cadastro territorial multifinalitário e com a utilização da IDE, com particular destaque para o Land Administration Domain Model (LADM) .
Por fim, é apresentada uma análise da situação do desenvolvimento dos sistemas cadastrais e sua aplicação na gestão territorial no Brasil e em Portugal.