Uma Grande História Narrada Em Nossa História: Dois Personagens Inesquecíveis E Dois “brasis” Tão Diferentes Sob As Luzes E As Sombras Da Paris Do Século Xix
em Cafeína, Maurício Torres Assumpção Estreia Na Literatura Com Um Romance Marcado Pelo Mesmo Apuro Histórico De Seu Trabalho Na Não Ficção – Que Deu Origem Ao Premiado A História Do Brasil Nas Ruas De Paris.
o Que Você, Muito Rico, Faria Para Escapar Da Justiça Por Um Crime Que Cometeu? O Que Você, Muito Pobre, Faria Para Escapar Da Justiça Por Um Crime Que Não Cometeu? Um Barão Do Café E Um Jovem Órfão Refugiam-se, Pelas Artimanhas Do Destino, Na Efervescente E Contraditória Paris Da Belle Époque. Ali Se Cruzarão, De Modo Amargo E Inevitável, Os Caminhos Do Barão De Lopes Carvalho E De Sebastião Constantino Do Rosário. Trata-se De Uma Grande História Narrada Em Nossa História, Que, Sob As Luzes E As Sombras Do Fim Do Século Xix, Acompanha Dois Personagens Inesquecíveis E Dois “brasis” Tão Diferentes.
no Meio Da Multidão Que Lota A Praça Pigalle, Sebastião Está Sozinho, Faminto E Precisa Recomeçar A Vida. Tino, Como É Conhecido Na Pequena Ibirapiranga, Menina Dos Olhos Do Abastado Vale Do Paraíba, É Um Mestiço Estrábico E Tímido De Apenas Dezessete Anos. Filho De Criação De Uma Cozinheira E De Um Padre Francês, Foge Às Pressas Daquilo Que Chama De Casa Após Ser Acusado De Um Crime Que Não Cometeu. Agora, Em Paris, Precisa Lutar Para Sobreviver E Tentar, Na Medida Do Possível, Não Se Meter Em Confusão.
em Outro Canto Da Cidade, Num Belo Palacete Da Elegante Rua Bassano, O Barão Sonha Com A Construção De Uma Usina De Torrefação De Café No Subúrbio Parisiense E Traça Planos Grandiosos, Esperando Conquistar O Seu Espaço Na Alta Sociedade Francesa, Deixando, De Uma Vez Por Todas, O Brasil Para Trás.
o Acaso, Ou O Azar, Se Encarrega De Promover O Encontro De Dois Brasileiros Em Tudo Distintos. Numa Ironia Do Destino, Carvalho E Tino, Retratos Opostos De Um Mesmo Brasil, Têm Suas Vidas Entrelaçadas Pelo Café E Pela Desgraça: Para Concretizar Seus Planos De Poder, O Mais Forte Dependerá Da Sobrevivência Do Mais Fraco.
finalista Do Prêmio Rio De Literatura 2019, Cafeína É Fruto De Uma Dedicada Pesquisa Em Fontes Primárias E Da Inventiva Recriação De Fatos E Personagens Que Marcaram As Histórias Do Brasil E Da França. Maurício Torres Assumpção Guia O Leitor Pelas Surpreendentes Trajetórias Desses Dois Personagens Ao Mesmo Tempo Que Descortina O Auge E A Decadência Do Vale Do Paraíba, A Realidade Da Escravidão, Os Últimos Dias Da Monarquia E Aos Primeiros Da República Brasileira, Além Da Paris Dos Grandes Empreendimentos, Como A Torre Eiffel, Dos Operários Miseráveis E Da Boemia Dos Cafés E Bordéis De Montmartre.