box Rígido Com Três Aclamados Livros De Clarice Lispector Em Edições Em Capa Dura, Com Sobrecapa Em Papel Vegetal, Páginas Com Reproduções Dos Manuscritos E Datiloscritos, E Ensaios Especiais Para Entender As Obras.
a Hora Da Estrela. Além Do Texto Original, Está Edição Contém 16 Páginas Com A Reprodução Dos Manuscritos Da Autora. A Apresentação Da Escritora Paloma Vidal É Uma Crônica-ensaio Sobre O Processo De Descoberta Desses Esboços, Anotações, Bilhetes, Folhas Soltas Que Se Transformariam No Livro E Foram Escritas, Com Letra Desenhada E Nervosa, Até No Verso De Talões De Cheque. Uma Rica Fortuna Crítica, Com Seis Ensaios, Completa O Volume. Assinam Os Textos Nádia Battela Gotlib, Biógrafa Da Autora, O Acadêmico Eduardo Portella, A Professora Clarisse Fukelman, O Escritor Irlandês Colm Tóibín, A Crítica Francesa Hélène Cixous E A Pesquisadora Argentina Florencia Garramuño. Em Sua Famosa Entrevista Na Televisão Ao Repórter Julio Lerner, Clarice Mencionou O Livro Que Tinha Acabado De Escrever E Que Seria Publicado Pela Primeira Vez Em Outubro De 1977: “é A História De Uma Moça Que Era Tão Pobre Que Só Comia Cachorro-quente. Mas Não É Só Isso. A História É Sobre Uma Inocência Pisada, Uma Miséria Anônima.”
água Viva. Esta Edição Especial Da Rocco, Destinada A Se Tornar Fonte De Referência, Oferece Uma Rara Oportunidade. Ao Reunir Pela Primeira Vez Em Um Mesmo Volume Os Datiloscritos De “objeto Gritante” E A Versão Final De “água Viva”, O Leitor Terá A Possibilidade De Quase Meter-se Dentro Da Cabeça De Clarice Lispector E Avaliar Como Lidava A Grande Escritora Na Hora De Suprimir, Modificar E Tornar Definitiva Uma Obra Em Processo. Considerado O Livro Mais Misterioso E Autobiográfico De Clarice, “água Viva” Saiu Do Prelo Em 1973. Mas Somente Na Década De 1980, Após A Morte Da Autora, Veio A Público O Fato De A Obra Ter Sido Intitulada, Originalmente, “objeto Gritante”. A Descoberta Se Deu Graças À Tarefa De Pesquisadores Mergulhados No Arquivo Clarice Lispector Da Fundação Casa De Rui Barbosa, Que Guarda Manuscritos, Datiloscritos, Documentos Diversos E Fotografias Da Escritora. Quem Lê As Primeiras Frases Do Romance (ou Da Novela, Dada Sua Extensão), Frases Cheias De Entusiasmo, Não Imagina O Quanto Custou A Clarice Sua Escrita.
perto Do Coração Selvagem É O Primeiro Romance De Clarice Lispector E O Terceiro Volume Das Edições Especiais Com Os Manuscritos E Datiloscritos De Clarice Lispector, Iniciadas Com A Hora Da Estrela E Água Viva. São Aqui Reproduzidos Quatro Ensaios Inéditos Especialmente Escritos Para A Presente Edição Por Renomados Especialistas Na Obra De Clarice: "o Nascimento Da Escrita Ou O Girassol É Ucraniano ", De Marília Librandi, "clarice, Joana E A Recusa Da Banalidade", De Maria Clara Bingemer, "a Pulsação Da Vida: Perto Do Coração Selvagem", De Faustino Teixeira, "clarice-joana: Vozes Perto Do Selvagem Coração Da Vida", De Evando Nascimento. Ensaios Imprescindíveis Para O Entendimento Não Apenas Da Estreia Literária De Clarice Lispector, Como Também De Toda A Sua Obra. Nesse Livro, Destemida E Secreta, Joana “sentia O Mundo Palpitar Docemente Em Seu Peito, Doía-lhe O Corpo Como Se Nele Suportasse A Feminilidade De Todas As Mulheres” E Ela Destoava Do Sistema Patriarcal Em Que Se Encontrava Inserida Da Mesma Forma Que Clarice Se Distanciava Da Literatura De Seu Tempo, Ainda Dominada Pelo Regionalismo E O Realismo.