No Século Xx, Milhões De Pessoas Em Todo O Globo Se Dirigiam Umas Às Outras Como “camarada”. Hoje, Em Círculos De Esquerda É Mais Comum Ouvir Falar Em “aliados”. Neste Livro, Jodi Dean Insiste No Fato De Que Essa Mudança Exemplifica O Problema Fundamental Da Esquerda Contemporânea: A Sobreposição Da Identidade Política A Uma Relação De Pertencimento Político Que Precisa Ser Construída, Sustentada E Defendida.
neste Ensaio Com Recortes E Análises Bastante Originais, Dean Nos Oferece Uma Teoria Da Camaradagem. Camaradas São Pessoas Que Se Encontram De Um Mesmo Lado De Uma Luta Política. Unindo-se Voluntariamente Por Justiça, Sua Relação É Caracterizada Por Disciplina, Coragem E Entusiasmo.
analisando O Igualitarismo Da Figura Do Camarada À Luz Das Diferenças De Raça E Gênero, Dean Recorre A Um Leque De Exemplos Históricos E Literários, Como Os De Harry Haywood, C. L. R. James, Aleksandra Kollontai E Doris Lessing. Eis Um Livro Curto Que Articula História, Psicanálise E Filosofia Num Texto Prazeroso De Ler Como Ensaio De Interesse Geral.