A Infância É O Tempo De Descobertas. É A Fase Da Vida Em Que O Ser Humano Recebe E Retribui Os Sentimentos À Sua Volta Com Maior Vigor E Integridade. Com Miguilim, Menino Que Protagoniza Esta Novela De João Guimarães Rosa, Não É Diferente. Contudo, A Visão De Mundo Repleta De Sensibilidade Que Vinca A Personalidade Da Criança Transforma O Conjunto De Situações Que Ela Experimenta Num Redemoinho Sem Precedentes De Sensações. Neste Livro, Tem-se O Privilégio De Captar O Âmago Da Vida No Sertão Através Do Olhar De Uma Criança, Uma Escolha Que Revela A Grandeza Literária De Guimarães Rosa.
o Convívio Familiar, O Cultivo Das Amizades, A Dura Vida No Sertão E A Necessidade Incontornável De Encarar Os Desafios Que A Condição Humana Apresenta São Elementos Centrais Desta Narrativa.
o Texto Aqui Presente Tomou Como Base A Terceira Edição De Manuelzão E Miguilim, Publicada Pela Livraria José Olympio Editora Em 1964. Procurando Conservar A Inventividade Da Linguagem Criada Por Guimarães Rosa, O Texto Foi Revisto De Forma Cuidadosa, Atualizando, De Forma Pontual, A Grafia Das Palavras E Acentuações Conforme As Reformas Ortográficas Da Língua Portuguesa De 1971 E De 1990..