Qual Desenho Se Pode Traçar Da Globalização Que Temos Hoje? Como Ela Se Formou? Quais São As Suas Características? O Que A Distingue De Períodos Anteriores De Expansão Econômica Vocacionados À Internacionalização? E Os Cenários Para O Futuro? O Que Fazer Para Ao Menos Mitigar As Visíveis Desigualdades Espalhadas Por Todos Os Continentes?
ao Demonstrar, Baseado Em Farta Documentação E Análise De Dados, Que O Capitalismo Acabou Por Se Tornar O Único Sistema Econômico Vigente No Planeta Após Séculos De Convivência Ou Rivalidade Com Outros Modos De Produção — Com Destaque Para O Feudalismo E O Socialismo —, Branko Milanovic Não Só Responde A Essas E Outras Tantas Perguntas, Como Também Oferece Uma Visão Absolutamente Original Sobre A Evolução Das Sociedades Comunistas No Leste Europeu E Em Outras Partes Do Mundo, Com Destaque Para A China — Gigante Mundial Que Constitui Hoje, Na Análise Do Autor, O Exemplo Maior Do Que Ele Chama De Capitalismo Político, Em Contraposição Ao Capitalismo Meritocrático Liberal Representado, Em Especial, Pelos Estados Unidos.
para Milanovic, Se A Classe Burguesa Ascendente Operou Desde O Fim Da Idade Média A Passagem Do Feudalismo Para O Capitalismo Nos Países Mais Avançados Da Europa (e Sua Expansão Posterior Para Outros Continentes), Foi O Comunismo Que, Em Várias Partes Do Chamado Terceiro Mundo, Acabou Por Desempenhar Esse Papel Histórico Transitório, Para Depois Se Extinguir Como Modo De Produção.
com Erudição E Didatismo, Milanovic Mostra As Diferenças Entre Os Dois Capitalismos Predominantes, As Formas Como Se Relacionam Entre Si, De Que Maneiras Se Constituem Suas Desigualdades Internas E Como Eles Se Manifestam, Com Características Próprias, Em Todas As Regiões Do Globo.
ao Esmiuçar A Formação E A Reprodução Intergeracional Das Mazelas Econômicas E Políticas Do Capitalismo — Em Suas Duas Vertentes Principais —, Bem Como Os Riscos Que Lhe São Inerentes, O Economista Aponta Medidas Capazes De Reduzi-las, Explorando E Potencializando, Assim, Os Inegáveis E Consistentes Traços Positivos Deste Que Se Tornou Indefectivelmente O Único Sistema Econômico Existente Em Nosso Planeta.