Publicado Mais De Meio Século Após Sua Morte, Cartas Da Terra É Um Genuíno Libelo Mordaz Contra Os Poderes Da Religião. Twain Compõe Um Relato Corajoso Ao Despir Toda A Aura Sagrada Em Torno Das Premissas Bíblicas, Inquirindo As Contradições Ou A Irracionalidade Que A Religião Propaga Como Verdades. Era Como Se Tentasse Desconstruir Os Dogmas Da Fé, Acicatando As Relações Entre Deus E Os Homens, Com Uma Alta Dose De Ironia Cáustica.
em Cartas Da Terra, Satã Escreve Onze Epístolas A Partir Da Terra, Onde Está No Exílio E Após Ter Afrontado Deus. São Uma Mescla De Ficção E Ensaio, Permeadas Por Um Tom Sarcástico E Crítico Que Analisa A Fé, Revelando Aspectos Ambíguos Do Homem, Que É Capaz De Matar Seu Semelhante Sem Piedade Ou Remissão E Ainda Invocar O Nome De Deus. De Certa Maneira, Twain Assenta O Alvo Da Sua Crítica Sobre Três Pontos: A Sexualidade, As Doenças E As Contradições Dos Dez Mandamentos.
a Partir De Tais Premissas, O Escritor Dirige Seu Látego Crítico Sobre Questões Como O Uso Da Sexualidade Na Bíblia E Coloca Em Xeque Dados Adquiridos, Se Interrogando, Por Exemplo, Como O Criador Permite Que Haja Insetos Portadores De Bactérias Suscetíveis De Matar Sua Própria Criação, Ou Seja, Homens E Mulheres, Através De Doenças Ou Epidemias Que Assolam Povos E Devassam Nações, Sem Interceder Para Que Tais Fatos Não Ocorram. Além Disso, Twain Faz Uma Defesa Inflamada Da Ciência. Portanto, Nada Mais Atual Num Momento Em Que O Mundo Enfrenta Uma Pandemia Colossal, E Os Interesses Religiosos Digladiam Contra Os Poderes Da Ciência E A Incredulidade Humana.
jorge Henrique Bastos