Uma Das Principais Artistas Da Fotografia Internacional Contemporânea, Catherine Opie (sandusky, Ohio, Estados Unidos, 1961) É Conhecida Por Seus Retratos Pioneiros Da Cena Queer Californiana Desde O Final Dos Anos 1980. Um Dos Elementos Fundamentais Do Trabalho Da Artista É O Registro De Diferentes Performances De Gênero Através De Uma Revisão Crítica Do Gênero Do Retrato. Daí O Título Da Exposição, Que Se Apoia Na Duplicidade Do Sentido Da Palavra Gênero Na Língua Portuguesa: Tanto Categoria Artística Quanto Identitária. Opie Dialoga Com A Tradição Do Retrato Esse Modo De Representar A Figura Humana Que Remonta Ao Século 15 No Ocidente Produzindo Um Arquivo De Diversos Sujeitos, Coletivos, Gêneros E Sexualidades De Seu Tempo. O Trabalho De Opie É Absolutamente Fundamental Para A Fotografia Contemporânea Ao Questionar, Por Meio Da Produção De Imagens, Distinções Tradicionais Binárias Entre O Masculino E O Feminino, Com O Intuito De Reconhecer E De Acolher Muitos Outros, Algo Intrínseco E Central Nas Discussões Em Torno De Questões Lgbtqia+. A Mostra No Museu De Arte De São Paulo Assis Chateaubriand (masp) É A Primeira Individual De Opie No Brasil, E Conta Com 66 Fotografias Da Artista Feitas Entre 1987 E 2022, Bem Como 21 Pinturas Do Acervo Realizadas Entre Os Séculos 15 E 19, Também Reproduzidas Neste Catálogo, Com O Objetivo De Acentuar Os Diálogos, Tensões E Reformulações Propostos Pelo Trabalho De Catherine Opie.