' Me Pega Desarmado Repetia Alonso, Fixado Na Frase. Rosto Tenso, Trêmulo, Punhal Imóvel Rebrilhando À Luz Do Lampião, O Barbeiro Dominava O Salão. Agora Vou Te Mostrar Insistiu, Com Um Furor Já Repleto De Cálculo E Crueldade. Alonso, Encurralado, Olhava Para O Punhal. A Mão Que O Esgrimia Era Grande, Morena, De Pele Esticada, Articulações Nodosas, Sem Veias No Dorso. Gelada, Mas Viva, Inexorável, A Curta Folha De Aço Se Aproximou Pausadamente, Com A Ponta Para Baixo. Logo Girou E Ergueu-se, Rapidíssima, Relampejando Em Direção De Seu Peito. Alonso Tornou A Saltar, Esquivando-se Outra Vez Por Muito Pouco. Trecho Do Conto Diego Alonso Em Cerca De Meia Centena De Contos, O Uruguaio Mario Arregui (1917-1985) Construiu Um Mundo Narrativo No Qual Soube Explorar A Fundo E Mostrar À Flor Da Pele Alguns Conflitos E Inquietudes Tão Enraizados Quanto Encobertos Que, Desde Obscuras Origens, Moldam A Natureza Humana. Compelido A Ter Como Subsistência Terras Rurais Que Herdou, Tornou-se Estancieiro, Mas Sobretudo Um Versado Conhecedor Da Criação De Gado Num País Que Chegou A Ter Mais Vacuns E Ovinos Do Que Homens E Mulheres. Essa Exigente Ocupação, Que Contribuiu Decisivamente Na Formação De Sua Personalidade, Não O Impediu De Frequentar A Vida Social No Departamento Em Que Nasceu, Flores, Tampouco De Compartilhar De Vez Em Quando, Com Suas Amizades Na Capital, Tanto A Boemia Intelectual Como A Rebeldia Da Luta Política Em Montevidéu, Assumidas Ambas Com Igual Fervor. Com O Perfil Crítico Da Geração A Que Pertenceu, Consequente Leitor E Viajante Eventual Além-fronteiras, Apaixonado Homem De Esquerda Que, Durante A Ditadura, Pagou O Preço De Sua Militância, Foi Mormente Um Escritor Obstinado E Rigoroso, Articulador De Uma Linguagem Austera, Persuasivo E Sedutor, Adestrado Na Implacável E Tensa Estrutura Do Conto, Na Qual Concebeu E Produziu, Desde A Campanha Uruguaia, Algumas Peças Magistrais E Antológicas. Desse Labor Exemplar, Que Indica O Domínio Do Autor Sobre Personagens, Situações E Sequências, Com A Transparência E A Naturalidade Proporcionada Apenas Pelo Íntimo Conhecimento Do Vivido E Do Imaginado, Numa Escala Que Vai Desde O Drama Profundo Ao Humor Sagaz, Este Volume Reúne, Sob Os Sugestivos Títulos De Cavalos Do Amanhecer E A Cidade Silenciosa, Duas Séries Dos Melhores E Mais Representativos Contos De Arregui, Na Versão Em Língua Portuguesa Do Experiente Tradutor E Narrador Brasileiro Sergio Faraco, Fiel Amigo Do Autor E Minucioso E Lúcido Intérprete De Sua Obra. Wilfredo Penco, Presidente Da Academia Nacional De Letras Do Uruguai'