Sobre O Livro:
numa Época Em Que A Relevância Dos Livros Físicos Só Diminui, Eis Uma História Emocionante Sobre Um Livro Da Maior Importância.
esta História Real E Detetivesca Revela As Andanças De Um Texto Sagrado – A Bíblia Comentada Do Século X Conhecida Como O Códice De Alepo – Desde Seu Esconderijo Numa Sinagoga Síria À Recém-fundada Nação De Israel. Baseando-se Em Documentos Guardados Em Sigilo Durante Cinquenta Anos E Em Entrevistas Com Personagens Decisivas, Matti Friedman Propõe Uma Nova Teoria Sobre O Que Teria Acontecido Quando O Códice Deixou Alepo, Síria, No Fim Da Década De 1940 E Reapareceu Em Jerusalém, Misteriosamente Incompleto.
ao Recontar Essa História, Friedman Explora As Outrora Vibrantes Comunidades Judaicas Em Terras Islâmicas E Segue O Fio Da Meada Até A Época Atual, Descobrindo Verdades Incômodas Sobre Como O Manuscrito Foi Levado A Israel E Como Suas Páginas Mais Importantes Acabaram Desaparecendo. Ao Longo Do Caminho, Ele Levanta Perguntas Cruciais Sobre A Propriedade Legal De Tesouros Históricos E O Papel Do Mito E Da Lenda Na Criação De Uma Nação.
“é Possível Ler O Códice De Alepo Como Se Fosse Um Suspense. Também Se Pode Ler A Obra Como Uma Crônica Do Povo Judeu Ou Uma Reflexão Sobre A História E A Mitologia. Há Tempos Eu Não Lia Um Livro Que Chegasse Tão Perto De Conter Absolutamente Tudo Quanto Este Excelente Título.” Jonathan Safran Foer