O Livro Currículo E Avaliação De Larga Escala Na Rede Estadual Do Paraná Traz Uma Importante Reflexão Sobre As Implicações Das Avaliações Externas E Censitárias, Como O Ideb, Nos Currículos Das Redes Públicas De Ensino, Em Especial Nas Orientações Curriculares Do Paraná Nos Primeiros Anos Do Governo Beto Richa. Para Isso, O Autor Faz Um Histórico Das Políticas Educacionais Do Estado A Partir Do Período A Que Se Convencionou Chamar De "redemocratização", Recuperando A História De Construção Coletiva Do Currículo Básico Para A Escola Pública Do Paraná (1990) E Das Diretrizes Curriculares Orientadoras Da Educação Básica (dces - 2008). A Obra Apresenta, Ainda, Uma Revisão Teórica Sobre Currículo, Além Das Consequências Da Política De Avaliação De Larga Escala Para Esse Campo E Para A Educação Pública Como Um Todo. É Uma Leitura Que Traz Também Contribuições Para A Compreensão, De Educadores(as) E Estudantes De Licenciaturas, Sobre Os Reais Objetivos De Reformas Educacionais, Como A Reforma Do Ensino Médio E A Base Nacional Comum Curricular (bncc), Além De Uma Agradável Viagem Pela História Recente Da Educação Paranaense.