O Livro Currículo E Políticas Curriculares Na Perspectiva Histórico-crítica: Ensino Médio E Química Em Análise Traz Os Resultados De Uma Pesquisa Na Temática Do Currículo Escolar Na Educação Básica Do País, Temática Muito Cara Para O Cenário Educacional Brasileiro, Sob A Luz De Um Referencial Teórico Baseado Na Pedagogia Histórico-crítica E Em Seus Fundamentos Filosóficos Do Materialismo Histórico-dialético. A Obra Dedica-se A Analisar Na Perspectiva Histórico-crítica O Currículo E As Políticas Curriculares Para Educação Básica No Brasil Entre O Período Do Início Do Século Xx Até As Reformas Mais Atuais, Materializadas Na Bncc E Na Reforma Do Ensino Médio, Em Sua Totalidade E Na Especificidade Da Disciplina De Química Na Etapa Do Ensino Médio. Esta Leitura Pretende, Inicialmente, Apresentar Uma Síntese A Respeito Da Pedagogia Histórico-crítica, Teoria Pedagógica Contra-hegemônica No Campo Educacional, Especialmente Em Seus Fundamentos No Materialismo Histórico-dialético E Na Psicologia Histórico-cultural, Apontando O Foco Do Trabalho Educativo Na Socialização Dos Conteúdos Científicos, Saberes Elaborados Histórica E Coletivamente Pela Humanidade, Papel Fundamental Na Problemática Do Currículo, Estabelecendo Como Princípios Curriculares A Categoria Dos Conteúdos Clássicos E De Seu Sequenciamento E Metodologia A Partir Da Categoria Do Trabalho, De Forma A Obter Um Projeto De Educação Para A Liberdade Rumo A Uma Sociedade Fundamentalmente Emancipada. A Partir De Tais Fundamentos, A Análise Dos Movimentos Curriculares No Brasil Leva-nos A Perceber A Intensificação Do Favorecimento Das Elites E Da Formação Das Classes Trabalhadoras Para As Necessidades Do Capital, Sendo, Nos Últimos Anos, Tomada A Partir Da Adoção Do Ideário Neoliberal E Suas Vertentes, Em Especial A Flexibilidade Dos Currículos E Da Aprendizagem E O Multiculturalismo. Esta Leitura Apresenta-se Como Uma Rica Fonte De Estudo E Análise Na Perspectiva Crítica Para A Temática Do Currículo, Voltada Para Professores E Pesquisadores Das Mais Distintas Áreas, Em Especial Aqueles Que Se Embrenham Na Área Das Ciências Da Natureza E Da Química.