Currículo Em Debate: Perspectivas Culturais, Educacionais E Religiosas Reúne Um Seleto Grupo De Pesquisadores E Pensadores Para Discutir Sobre O Currículo E Sua Relação Com A Sociedade E A Cultura, Por Perspectivas Que Envolvem Diversas Áreas Da Educação E Impactam Os Principais Atores Envolvidos: A Escola Ou A Universidade, O Professor, O Estudante, As Políticas Públicas E A Sociedade.
de Uma Reflexão Que Perpassará Por Aspectos Relacionados A Concepção De Currículo, Ideia De Cultura E Civilização Escolar, Cotidiano Escolar E Impacto Na Materialização Do Currículo Nas Práticas Docentes, Na Constituição Identitária Do Professor E No Protagonismo Estudantes, Os Autores De Cada Capítulo Nos Levam A Refletir Sobre A Importância De Se Ter Presente O Questionamento Acerca Da Finalidade Educativa E Das Políticas Públicas Para Concretizá-las Em Todos Os Níveis De Ensino. Além Disso, Discute-se O Impacto Da Tecnologia, Sua Relação Com A Ciência E A Sociedade E A Necessidade De Uma Formação Integral Do Humano, Com Valores Éticos, Apresentando Um Diálogo Entre A Religião E A Secularização, Tema Muito Atual E Que Determina Escolhas Curriculares Basilares.
a Obra É Apoiada Na Concepção De Currículo Que Se Refere À Escolha Dos Melhores Conteúdos E Saberes Das Várias Áreas Da Sociedade, O Conhecimento Poderoso Que Possa Conferir Poder Aos Alunos, Conforme Palestra Proferida No Primeiro Semestre De 2021 Pelo Pesquisador Michal Young, Por Meio De Um Planejamento Didático Realizado Com Intencionalidade Pedagógica.
a Articulação Entre Esse Grupo De Pesquisadores Lança O Leitor Numa Perspectiva Ampla De Currículo E Tem Por Objetivo Promover Um Debate Que Suscite Novas Pesquisas E Novos Olhares Sobre As Relações Entre O Currículo, A Formação De Professores E Sua Relação Com A Sociedade.