"o Currículo Pode Ser Entendido Como Um Campo De Disputas Políticas, Intelectuais, Sociais, Regionais... E Sua História Revela A Imbricada Relação Entre Cultura E Gênero. No Século Xix A Opinião Pública Era Majoritária - Mente Contrária À Formação Intelectual Das Moças E, Mesmo Na Periferia Do Capitalismo, Impunha-se A Necessidade De Emancipação E De Inserção Das Mulheres No Mercado De Trabalho Formal. Os Textos Que Compõem Está Coletânea Buscam Contribuir Para Mapear Tais Disputas, Dar Visibilidade - De Aos Impasses Que Tornavam Desconfortável A Presença Feminina Em Determinados Espaços, Tais Como Escolas E Universidades. Neste Sentido Lança Perguntas: O "ensino Literário Tradicional" - Particularmente Calcado Em Conteúdos Vinculados À Antiguidade - Precisou Desvencilhar-se De Autores E Textos Que O Acompanharam Durante Séculos Para Atender A Nova Clientela? Quais Narrativas Eram Impostas Aos Poucos Meninos Que Frequentavam Esta Escola? O Que A História Da Educação E Da Leitura Podem Revelar Sobre A Construção De Estereótipos?"