Em Das Coisas Definitivas, Passado E Futuro Interligados Compõem Uma Teia Narrativa Sobre A Convoluta História De Uma Família Na São Paulo Dos Séculos Xx E Xxi.
julio Dansseto Foi Uma Das Vozes Mais Marcantes Na Segunda Metade Do Século Xx No Brasil. Sua Presença Mística Iluminou A Busca De Justiça Social Por Décadas, Mas, Num Habilidoso Jogo Narrativo, Seu Perfil Se Define Pelos Que O Cercavam, E O Dia De Sua Morte Está No Centro Dos Acontecimentos.
de Um Ponto À Frente No Tempo, Enxergando Destinos Já Cumpridos, O “desconstrutor” Aposentado João Robert Da Cruz Bamalaris Está Interessado Em Desvendar A Origem De Grandes Mudanças No Curso Da História, Que Julga Terem Ocorrido A Partir Da Morte Do Grande Homem Público Julio Dansseto. Do Já Vivido, Os Episódios Que Se Sucedem, De Maneira Apenas Aparentemente Aleatória, Guardam Insuspeitas Relações De Causa E Efeito.
das Coisas Definitivas É Uma Trama Polifônica Que Se Ergue Sobre A Descontrução De Uma Época E De Uma Família, De Um Modo De Ser E Ver O Mundo. Ligadas Ao Vulto De Dansseto, Encontramos Aqui As Trágicas Histórias De Isa, Sua Esposa, E Nina, Sua Filha, De Takashi Makaoka, Um Especialista Em Sistemas Que Deseja Mudar O Mundo, De Natasha E Jéssica, Jornalistas Recém-formadas Interessadas Em Escrever Sobre Sidney, Um Rapaz Que Acordou Um Dia Acreditando Ser Um Artista Famoso, De Ana Paula, Prima Da Mãe De Sidney E Esposa De Roberto Bamalaris, O Militar Que Fez A Proteção Dos Dansseto Nos Anos Finais Da Ditadura Militar Iniciada Em 1964.
todos Esses Personagens Compõem Uma Teia De Relações Que Nunca Se Encerra Por Completo. Em Meio A Dores E Alegrias, Círculos Vão Se Fechando Para Outros Círculos Se Abrirem, Formando Os Alicerces Duvidosos Do Que Vem A Ser A Chamada “verdade Dos Fatos”. O Tempo Vai E Volta, Nunca Deixando De Correr, Mesmo Que As Imagens E Sons Fiquem Aprisionados Por Séculos Nos Sistemas De Computador.