O Presente Estudo Analisou As Proposições Das Políticas Públicas Voltadas Para A Formação De Professores Na Modalidade A Distância E Se Esta Formação Modificou Ou Não A Prática Docente Dos Alunos E Alunas Oriundos Do Curso De Pedagogia Para As Séries Iniciais Do Consórcio Cederj, Através Da Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro. O Estudo Em Foco, De Cunho Qualitativo, Poderá Contribuir Para O Aprofundamento Das Questões Voltadas Para A Formação De Professores A Distância, Com Possibilidades De Formação Tecnológica, Numa Perspectiva Reflexiva, Que Os Levem A Assumir Uma Postura Crítica Diante Das Questões Geradas Pela Sociedade Informacional. Para Atender Aos Objetivos Da Pesquisa, Foram Entrevistados: Doze Professores Que Concluíram O Curso De Pedagogia, Modalidade Ead Na Universidade Do Estado Do Ri O De Janeiro – Uerj, Através Do Consórcio Cederj Que Reúne As Seis Universidades Públicas Do Estado Do Rio De Janeiro. Assim, Procuramos Ouvir Alguns Alunos Egressos Deste Curso, Com Vistas A Entender Como Esta Formação Auxiliou, Positiva Ou Negativamente, Em Sua Prática Pedagógica. O Que Mudou Após Passar Por Esta Formação. Que Motivos Levaram Estes Profissionais A Buscar Um Curso De Graduação A Distância, Como Foi O Ingresso E O Percurso Até A Conclusão Do Mesmo. Após A Aplicação Dos Questionários, Os Dados Coletados Foram Organizados Para Análise. Em Seguida, Partimos Para A Análise Do Discurso Do Sujeito Coletivo – Dsc, “por Ser Uma Estratégia Metodológica Com Vistas A Tornar Mais Clara Uma Dada Representação Social E O Conjunto Das Representações Que Conforma Um Dado I Maginário” (lefèvre, 2000, P.19). Percebemos Que Através Desta Metodologia, Tornou-se Ser Possível Visualizar Melhor A Representação Social, Já Que Os Sujeitos São Reais, Pensantes E, Possuem Seus Sentimentos Que Puderam Ser Observados Através Das Respostas Dos Questionários. Os Resultados Alcançados Através Deste Estudo Nos Leva A Pensar A Educação A Distância Sob Uma Nova Ótica, Ou Seja, Como Sendo Parte De Um Amplo E Contínuo Processo De Mudança, Que Inclui Não Só A Democratização Do Acesso A Níveis Crescentes De Escolaridade E Atualização Permanente Como Também A Adoção De Novos Paradigmas Educacionais, Em Cuja Base Estão Os Conceitos De Totalidade, De Aprendizagem Como Fenômeno Pessoal E Social, De Formação De Sujeitos Autônomos, Capazes De Busca R, De Criar, De Aprender Ao Longo De Toda A Vida E De Intervir No Mundo Em Que Vivem.