elogio Estudo
É O Terceiro Livro Da Série Que Começou Com elogio Da Escola E Continuou Com elogio Do Professor. Neste Volume, O Estudo É Pensado Como Um Tipo De Relação Com O Mundo, E Não Como Uma Forma De Aquisição De Saber. Nesse Sentido, O Estudo Constitui Um Conceito Ontológico Antes Que Epistemológico, Dado Que Não Se Refere Tanto Ao Conhecimento, Mas Sim Ao Mundo E À Maneira De Estarmos Nele.
a Palavra “estudo” Tem Uma Ressonância Antiga E, Portanto, Anterior À Captura Psicológica Da Educação, À Mercantilização Da Escola E À Sua Transformação Em Uma Máquina Meritocrática A Serviço Da Economia. Sua Origem É Pré-moderna, Antecedendo O Que Se Costuma Chamar De “escola Tradicional”. Mas Quiçá, Justamente Por Isso, A Noção De Estudo Possa Nos Ajudar A Compreender De Forma Radical A Natureza E O Sentido Da Escola Atual, Precisamente Agora Que Os Espaços, Os Tempos, Os Rituais E As Materialidades Que Até Aqui Constituíram Seu Universo Específico Parecem Estar Seriamente Ameaçadas.