Sinopse
em Se Tratando De Grandes Personalidades Da Cultura, Especialmente Aquelas Com Obras Extensas, Profundas E Com Muitas Ramificações, Um Texto Em Forma De Diálogo, Com Um Mediador Sensível E Conhecedor Da Obra Do Interlocutor, Torna-se Uma Grande Porta Aberta Para Se Compreender Seus Pensamentos E Importância. É Este, Precisamente, O Caso Deste Livro, Que Descortina E Ilumina A Obra De Vladimir Jankélévitch Ao Trazer O Diáfano, O Transitório E O Precário Das Coisas E Dos Homens, Em Sua Filosofia Plena De Música E Poesia, Dirigido Por Béatrice Berlowitz, Discípula Dileta, Ao Que Se Soma Um Estudo Introdutório Ao Pensamento Do Filósofo Pelo Seu Tradutor E Estudioso, Clóvis Gontijo.
quarta-capa
no Decorrer De 29 Diálogos, Béatrice Berlowitz Investiga
os Grandes Temas Que Ocuparam A Reflexão De Jankélévitch,
a Cada Dia Mais Presentes E Relevantes. Ao Acentuar A Precariedade, O Inacabamento Do Ser, Em Termos Artísticos E, Principalmente, Existenciais, O Filósofo Desnuda A Transitoriedade Fundamental, Nossa E De Nossa Moralidade, Daí A Importância Que Tinham Para Ele A Música, Símbolo Do Tempo, E A Morte. Em Algum Lugar Do Inacabado É Tanto Uma Privilegiada Introdução A Esse Pensamento Que Não Transige Nem Se Deixa Catalogar Como A Chance Rara De Ler Um Filósofo Sintetizando A Sua Visão De Mundo, Suas Ideias, Seus Interesses E As Inquietações Fundamentais Que O Acompanharam Ao Longo Da Vida.
estimulado Pela Estrutura Em Diálogo, Jankélévitch Abre Seu Domínio: O Do Intangível, Da Centelha Passageira, Do Vago Para A Alma, Da Nostalgia. Assim, Permite Que O Mundo Secreto Que Reside No Centro De Seu Trabalho Flua. Falando De Amor E Humor, Música E Silêncio, Moralidade E Política, Reminiscências E Inocência.
coleção Debates
a Coleção Debates Dedica-se Aos Temas Contemporâneos E Aos Debates E Polêmicas Da Atualidade. A Mais Antiga, Junto Com A Estudos, E A Mais Conhecida Das Coleções Da Editora, Conta Com Quase 350 Títulos, Alguns Já Célebres Na Literatura De Não Ficção.
da Capa
imagem Da Capa: V. Kandinsky, Estrelas, Litografia, 1938
a Imagem Remete À Ideia De Imprecisão E Mistério Ligado À Noite, À Incomensurabilidade Do Espaço, Numa Forma Orgânica Em Expansão.