Este Livro Discute O Papel Da Escola Ainda Presa Ao Modelo Tradicional De Que A Família Educa E A Escola Ensina, Buscando Fazer Compreender O Alcance Do Processo De Ensinar E Sua Conexão Com O Educar Tarefa Que Não Compete Só À Família, Mas A Todas As Instituições Sociais. Educar É Visto Aqui Como A Formação Integral Do Ser. Ao Rever Essa Dicotomia Entre Educar E Ensinar E Entre A Família E A Escola, Buscamos, Na Totalidade Do Sujeito, A Integração Entre Razão E Emoção. Portanto, Entre Conhecimento E Desejo. E Com Essa Fundamentação Destacamos A Importância Das Relações Na Escola, Sobretudo As Relações Professor-aluno, Que Devem Voltar-se À Compreensão Do Desejo E Da Afetividade. Trata-se De Proposta De Educação Escolar Assentada Em Uma Pedagogia Autogenerativa, Capaz De Fazer Do Educar E Do Ensinar Uma Arte Criadora Em Sintonia Com Os Movimentos Acelerados De Mudanças Que Acontecem Em Nosso Entorno Social.