A Partir Dos Anos De 1980, As Escolas Estaduais Paulistas Enfrentaram Uma Crescente Precarização Estrutural, Agravada Pelo Declínio No Desempenho Estudantil Evidenciado Em Avaliações Externas Como O Sistema De Avaliação Da Educação Básica (saeb) E O Sistema De Avaliação De Rendimento Escolar Do Estado De São Paulo (saresp). Simultaneamente, A Carreira Docente Foi Corroída, Re?etindo-se Em Salários E Condições De Trabalho Deteriorados. Além Disso, A Alocação Inadequada De Recursos Da Rubrica Manutenção E Desenvolvimento Do Ensino (mde), Destinando-os A Inativos E Pensionistas, Violou A Lei De Diretrizes E Bases Da Educação E A Constituição Federal. Este Livro Tem Como Meta Analisar A Atuação Do Tribunal De Contas Do Estado De São Paulo (tcesp) E Do Ministério Público De Contas Do Estado De São Paulo (mpc-sp) Como Entidades De Controle Externo Com Base Em Fontes O?ciais E Balanços Orçamentários. Durante Os Anos De 2007 A 2018, Os Governos Do Psdb Tiveram Suas Contas Aprovadas Pela Assembleia Legislativa Do Estado De São Paulo (alesp), Embasadas Nos Pareceres Dessas Entidades, Apesar Da Persistência E Do Agravamento Dos Problemas Educacionais. Esta Obra Convida A Compreender Como As Ações Do Tcesp E Do Mpc-sp, Ao Respaldarem A Aprovação Das Contas Públicas Estaduais, Inadvertidamente Perpetuaram E Exacerbaram As Di?culdades Enfrentadas Pelo Sistema Educacional (rede Pública De Ensino). Ao Explorar Essa Dinâmica, Busca-se Elucidar A Interseção Entre As Atuações Técnica E Política No Contexto Educacional Paulista. Nesse Contexto, O(a) Leitor(a) É Convidado(a) A Examinar Como As Entidades De Controle Externo Contribuíram Para A Manutenção E A Expansão Dos Desa?os Enfrentados Pela Rede De Ensino Estadual Paulista. A Análise Dessas Complexas Inter-relações Oferece Uma Perspectiva Abrangente Sobre A Precarização Estrutural, A Deterioração Do Ensino E As Implicações Políticas Subjacentes.