Lançando Um Novo Olhar Sobre O Campo Da Formação De Professores E Da Educação Profissional E Tecnológica (ept), Campo Que, Historicamente, Tem Se Colocado Como Palco De Disputas E Tensões Na Esfera Do Trabalho E Da Educação, Esta Obra Propõe-se A Responder Sobre As Políticas Que Vêm Concorrendo Para A Formação Do Professor Que Trabalha Nessa Área Da Educação, Tendo Em Vista Os Interesses Do Capital Ou Do Trabalho No Contexto Da Reestruturação Produtiva. O Autor Realiza Uma Incursão Pelas Produções Acadêmicas, Analisa Decretos Exarados Em Três Agendas Políticas, Apontando Seus Dilemas Para A Ept, E Os Ordenamentos Jurídicos No Âmbito Do Ministério Da Educação E Da Secretaria De Educação Profissional E Tecnológica, Assim Como Os Documentos Internos De Uma Instituição Federal De Educação, Ciência E Tecnologia, Para Captar As Políticas Determinadas Nessa Arena. Foram Analisados Editais De Concursos Públicos Para A Docência E O Perfil Dos Professores Aprovados. A Análise Autorizou O Autor A Apontar Que Os Ordenamentos Jurídico-institucionais Direcionam-se Para A Possibilidade Da Educação Profissional E Tecnológica Nos Pressupostos Da Politecnia, Enquanto Que Os Editais De Concursos Públicos Para A Docência Em Ept Apresentaram Estreita Relação Com As Políticas Desenvolvimentistas Do Governo Federal, Nomeadamente Com A Política Industrial, Que Impuseram O Conceito De Arranjos Produtivos Locais, Ou Seja, Cadeias Produtivas.