Gelo
não É À Toa Que Jonathan Lethem Afirma No Prefácio Desta Edição Que "gelo" “é Uma Narrativa Como A Lua É A Lua. Só Existe Uma.” Experimental, Onírico E Inebriante, O Romance De Anna Kavan Teve Um Percurso Particular Desde Sua Primeira Publicação, Em 1967. Se Por Um Lado Kavan Foi Consagrada Pela Crítica — Que A Filiou A Escritores Canônicos Como Kafka, Woolf Ou Beckett — E Despertou A Admiração De Autoras Como Anaïs Nim E Doris Lessing, Por Outro Lado, A Ficcionista Inglesa Que Adotava Como Pseudônimo O Nome De Uma De Suas Personagens Foi Menos Lida Do Que Merecia, De Certo Em Razão De Suas Rupturas Narrativas Desconcertantes.
em Meio A Uma Iminente Catástrofe Ambiental Que Destruirá O Planeta Com Uma Avalanche De Gelo, Três Protagonistas Inominados E Envolvidos Em Um Suposto Triângulo Amoroso Tentam Se Salvar A Um Só Tempo Da Destruição Que Se Aproxima E Uns Dos Outros. O Narrador, “a Garota” E O “guardião” Estão Sempre A Um Passo Da Aniquilação, Da Guerra Dos Homens Diante Da Escassez De Recursos, Da Violência De Seu Próprio Relacionamento E Das Imensas Paredes Gélidas Que Engolfam Seus Caminhos Em Ambiente E Tempo Não Definidos. Sempre No Encalço Da Garota Cristalina De Cabelos Brancos De Tão Loiros, Os Dois Homens Não Poupam Brutalidade Para Protegê-la, Tratando-a Como Vítima Incapaz E Indefesa.
tudo Em "gelo" Parece Ruir E Escapar Inclusive Da Leitura Mais Atenta, Como Se A Brancura Gélida Cegasse A Percepção. Mas, Como É Comum Acontecer Com Obras De Vanguarda, O Tempo Vem Realçando O Caráter Antecipatório Do Livro Ao Evidenciar Mais De Um Aspecto Central Da Narrativa: Ao Lado Do Protofeminismo Do Romance, Subjaz Nele A Certeza De Que Ação Destrutiva Do Homem Sobre A Natureza Invariavelmente O Levará À Extinção.
embora Temas Pós-apocalípticos Já Fossem Comuns Na Literatura Do Período Pós Segunda Guerra Mundial, Sobretudo Pela Falta De Saída Em Que Se Encontravam Os Indivíduos Fraturados, É Inevitável Ler "gelo" Nos Dias De Hoje Sem Associá-lo Ao Panorama Das Mudanças Climáticas, Tema Do Posfácio Desta Edição, Assinado Pela Pesquisadora Inglesa Victoria Walker. Não Apenas Pela Escolha Temática, Mas Por Sua Linguagem E Forma, O Romance Pode Ser Lido Como Uma Poderosa Representação Literária Do Antropoceno E Do Apocalipse Ecológico Prenunciado Pela Genialidade Fugidia De Kavan.