A Glutamina É Um Dos Aminoácidos Livres Mais Abundantes No Plasma Sanguíneo E Tecido Muscular. Por Ser Sintetizada Pelo Organismo, É Nutricionalmente Classificada Como Não Essencial E Uma De Suas Funções Mais Importantes Está Relacionada À Sua Atividade Antioxidante.
Durante O Exercício Físico, Uma Das Respostas Fisiológicas É O Aumento De Um Processo Denominado Estresse Oxidativo, Caracterizado Por Lesões Celulares, Teciduais E/ou Moleculares, Causadas Pelo Acúmulo De Radicais Livres Frente Às Defesas Antioxidantes. Por Este Motivo, Um Dos Eventos Que Ocorrem Após A Realização De Atividades Físicas Intensas É A Redução Dos Níveis De Glutamina No Organismo.
A Diminuição Deste Importante Agente Neutralizador Pode Tornar As Células Menos Resistentes A Lesões. Isso Faz Com Que Processos Como A Apoptose, Que Consiste Na Morte Celular, Sejam Induzidos. Neste Contexto, A Suplementação De Glutamina Pode Funcionar Como Excelente Estratégia Para Prevenir Efeitos Negativos Mediados Pelo Catabolismo Celular.