A Década De Cinquenta Representa O Auge Da Luta De Massas Em Favor Do Socialismo Na América Latina. Ao Contrário Do Senso Comum, As Conquistas E Lições Ocorridas Naquele Período Foram Muito Mais Importantes Do Que Na Década Seguinte, Aquela Mesma Cantada Em Verso E Prosa Cuja Máxima Expressão Teria Sido O Ano De 1968 Tão Festejado De Maneira Alienada No Brasil. De Fato, A Revolução Boliviana Abriu Um Novo Horizonte No Início Da Década (1952) E A Revolução Cubana Fechou O Decênio Com A Entrada Vitoriosa De Fidel, Raul E Che Em Havana, No Luminoso Janeiro De 1959. Entretanto, Em 1954, Num Pequeno País Centro-americano, Concluía De Maneira Trágica A Revolução Guatemalteca Quando A Classe Dominante Local Com Estratégico Apoio Do Imperialismo Estadunidense, Mobilizou Os Militares Para Destituir O Governo De Jacob Arbenz, Sucessor Do Professor De Filosofia E Também Presidente, Juan José Arévalo. Após A Queda De Arbenz, A Guatemala Sofreu Uma Longa Noite De Terrorismo De Estado Instaurada No País Dos Hombres De Maiz, Que Somente Seria Interrompida Com Um Acordo De Cessar-fogo, Em Dezembro De 1996, Entre O Governo E A Urng. As Lições Emanadas Da Revolução Guatemalteca São Valiosíssimas, Embora As Derrotas Costumem Jogá-las Para O Esquecimento Como Se A Luta E Consciência Das Massas Somente Fosse Objeto De Nossa Atenção E Apreço Em Caso De Vitória. Aos Desavisados, É Preciso Lembrar Que Um Argentino Chamado Ernesto Guevara De La Serna Se Encontrava Nesse Momento Precisamente Na Terra Do Quetzal.
juan José Arévalo É Um Personagem Central No Processo Revolucionário Iniciado Quando Os Estudantes Guatemaltecos Convocaram O Então Professor De Filosofia Da Universidade De Tucumán, Na Argentina, Para Que Voltasse A Sua Terra Natal E Se Postulasse Como Candidato A Presidência Da República. Após A Vitória Eleitoral, O Presidente Arévalo Iniciou Em Março De 1945 Um Profundo Processo De Transformação Com Ampla Participação Das Massas – Especialmente Os Trabalhadores Do Campo E Os Indígenas – Destinado A Mudar Radicalmente O País Em Que 2% Dos Latifundiários Controlavam 72% Da Terra Cultivável Num Território Em Que 70% Da População Era Analfabeta E, Portanto, Estava Impedida De Votar. A Despeito Das Imprecisões Conceituais De Sua Proposta – O “socialismo Espiritual” – O Fato É Que Nada Impediu A Mobilização Das Maiorias Em Favor De Um Amplo Programa De Reformas Que Somente Se Radicalizou No Governo De Arbenz, Ao Mesmo Tempo, Como A Vida Demonstraria, Também As Forças Da Contrarrevolução Avançavam Na Mesma Medida Em Que Crescia O Grau De Consciência E Organização Das Massas. Portanto, No Terreno Histórico De Um País Subdesenvolvido E Dependente, Uma Vez Mais A Dialética Revolução/contrarrevolução Se Estabelecia De Maneira Plena. O Pensamento Crítico Latino-americano – No Qual Se Inscreve O De Arévalo – Não Nasce Em Seminários Universitários, Mas, Ao Contrário, Da Luta Pela Segunda Emancipação De Nossos Povos No Rumo Do Socialismo E Da Revolução Social.
nildo Domingos Ouriques