Aborda A Pouco Estudada Relação De Hans Kelsen, Um Dos Maiores Expoentes Do Direito No Século Xx, Com O Brasil. Aponta A Sua Influência Entre Juristas Brasileiros E A Relevância De Seus Pareceres Sobre A Assembleia Constituinte Que Cunhou A Carta De 1934. Durante O Processo Constituinte, Kelsen Foi O Autor Estrangeiro Mais Citado, Com 33 Referências Explícitas, Como Fonte De Inspiração Para A Elaboração Do Texto Constitucional.
o Título Também Analisa As Referências De Juristas Brasileiros À Teoria Pura Do Direito, Publicada Por Kelsen Em 1934, E Destrincha Aspectos De Sua Viagem Ao Rio De Janeiro, Em 1949. Embasado Em Uma Pesquisa Minuciosa, Observa A Visita Do Intelectual A Ambientes Acadêmicos E Políticos E Os Temas Sobre Os Quais Debateu No Brasil, Incluindo Palestras, Entrevistas E Atividades Em Geral.
lançamento Na Área De História Do Direito, A Publicação Tem O Mérito De Ajudar A Desmistificar Um Autor Cujas Ideias São Muitas Vezes Associadas, Pelo Senso Comum, A Caricaturas Do Positivismo E Do Formalismo, Trazendo Assim Subsídios Para Futuras Reflexões Sobre O Legado De Hans Kelsen.