O Passado Fascina Os Indivíduos Do Presente, Seja Pelas Relações Exemplares, Pelo Exotismo Ou Pelo Romantismo. Dessa Forma, Regularmente Serve De Matéria-prima Narrativa Para O Cinema, O Que Acaba Por Afetar Significativamente As Formas Pelas Quais Nossa Percepção E Experiêcia Temporal Se Dão. O Presente Trabalho Visa Problematizar Esse Tipo De Fenômeno A Partir Da Investigação De Três Filmes Sobre A História Do Blues: Como Se Pensa O Estilo E Seus Principais Representantes? Que Tipo De Mitologia É Construída Em Seu Entorno? E, Acima De Tudo, Por Que Falar Sobre Ele Hoje, Em Pleno Século Xxi? Baseado Em Conceitos Como Lugar De Memória E Autenticidade, Propõe-se Aqui Uma Abordagem Metodológica Para Que Se Possa Compreender, Analisar E Produzir Narrativas Fílmicas Sobre O Passado A Partir De Uma Perspectiva Crítica.