“ingleses No Brasil” Reúne Doze Narrativas De Viagem, De Diversos Autores, Todas Inéditas Em Livro. Traduzidos Diretamente De Originais Ingleses Publicados Nos Séculos Xvi E Xvii, Os Relatos Aqui Reunidos São Variados No Conteúdo E Na Forma, E Trazem À Luz Uma Faceta Fascinante De Nossa História.
navegadores, Corsários, Geógrafos, Marinheiros, Soldados, Náufragos, Cirurgiões-barbeiros E, Principalmente, Mercadores Narram Suas Experiências E Aventuras, Em Diferentes Gêneros: Cartas, Notícias, Relatórios, Obras De Geografia, Diários De Bordo, Relatos De Viagem, Depoimentos À Justiça.
as Viagens Inglesas Ao Brasil Durante O Século Xvi São Menos Conhecidas Do Que As Viagens De Franceses E Holandeses, E Permaneceram Praticamente À Margem Da Historiografia Brasileira. Ocorridas Em Uma Época De Grandes Transformações Geopolíticas, Revelam O Interesse Que A Inglaterra Nutriu Pela Colônia Portuguesa Ao Longo Do Primeiro Século De Ocupação, Assim Como As Diferentes Fases Das Relações Entre Brasil E Inglaterra — De Um Primeiro Período De Exploração Marítima E Descobrimento E De Tentativas De Estabelecer Relações Comerciais, Até As Últimas Décadas De Hostilidade Aberta E Ataques De Corsários.
os Relatos Reunidos Em “ingleses No Brasil”, Contextualizados Por Um Posfácio E Notas Explicativas, Refletem A Diversidade Cultural E Social De Seus Autores, E Trazem Um Olhar Múltiplo Sobre Esse Período E Sobre Aspectos Pouco Conhecidos Da Colônia.