Levamos privacidade a sério.
No Carrefour Brasil, temos um compromisso com a proteção dos dados pessoais utilizados em nossas atividades.
Foi com isso em mente que criamos a nossa Política de Privacidade que apresenta informações claras e transparentes sobre o tratamento de dados pessoais e as formas como protegemos os dados e seus titulares.
Como utilizamos os seus dados pessoais?
Entenda quais dados pessoais são tratados em nossa operação, de que forma são coletados e para quais finalidades.
Dados de identificação
Essas informações são fornecidas por você no momento da compra, como no fornecimento
de CPF para emissão de Nota Fiscal, nas imagens coletadas pelas câmeras de segurança ou
pelas câmeras corporais utilizadas pelos vigilantes. Quando as compras são realizadas em
nossas Drogarias, podem ser coletados dados de saúde do titular através da receita médica
de medicamentos de uso controlado (o que é uma obrigação legal).
Dados de pagamento
Essas informações são fornecidas pelos titulares na compra, como números de cartões de crédito e de débito, bandeira, data de vencimento, CVV (“Card Verification Value” – Valor de Verificação do Cartão) e endereço de cobrança.
Quais as finalidades do uso dos dados?
Coletamos esses dados essencialmente para o fornecimento dos nossos produtos e serviços, como você pode conferir na lista de finalidades abaixo:
• Cumprimento das obrigações contratuais assumidas;
• Viabilização de mecanismos de controle de estoque;
• Prestação de serviços associados aos produtos comercializados por nós;
• Viabilização de aquisição de medicamentos de uso controlado;
• Produção de relatórios analíticos de inteligência de negócio para estudo de mercado, a partir de dados clusterizados a partir do perfil de consumo para uso interno e de terceiros homologados;
• Definição e análise de padrões e preferências de consumo dos nossos clientes, especialmente para os cadastrados no programa Meu Carrefour;
• Realização de campanhas publicitárias e direcionamento de ofertas e produtos do Grupo Carrefour Brasil e de seus parceiros comerciais, inclusive através de colaborações com veículos da mídia e redes sociais, conforme análise de seu perfil e preferências;
• Realização de ofertas personalizadas, como garantia estendida, inclusive através de parceiros;
• Consolidação de indicadores e ações de melhoria contínua para o atendimento, processamento, venda e pós-venda de nossos produtos e serviços;
• Aumento de mecanismos de segurança física, patrimonial e de saúde de nossos colaboradores e clientes;
• Reduzir riscos de atitudes ilícitas, perdas, extravios e imperícias durante o processo de triagem de produtos e pagamento, bem como para o combate à fraude;
• Avaliação financeira para aceitação do meio de pagamento;
• Atendimentos telefônicos e/ou mídias sociais relacionados à suas compras;
• Cumprimento de obrigações legais e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais;
• Promover as atividades das demais empresas do Grupo Carrefour Brasil que se conectem
às relações que mantemos com nossos clientes, principalmente no que tange às parcerias
firmadas no programa do Meu Carrefour e de potenciais interesses de clientes do programa.
Nessas modalidades de compra são coletados:
Dados de cadastro
Informações fornecidas voluntariamente pelos titulares ao preencherem formulário de cadastro em nossa plataforma de e-commerce, como: nome completo, e-mail, gênero, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone e senha de acesso à área exclusiva do Usuário.
No momento do cadastro em nossas plataformas, é facultado ao titular a integração de login através de perfil pré-existente em mídias sociais.
Dados de pagamento
Informações fornecidas pelos titulares ao efetuar compras através de nossa plataforma de e-commerce, como: números de cartões de crédito e de débito, bandeira, data de vencimento, CVV (“Card Verification Value” – Valor de Verificação do Cartão) e endereço de cobrança.
Dados de registros eletrônicos e interação do Usuário
Informações coletadas a partir da sua navegação em nossa plataforma (seja como visitante ou Usuário cadastrado), como: dados dos itens comprados, endereço IP (Protocolo de Internet), Session ID (Identidade/token de sessão), dados dos dispositivos móveis utilizados para acesso ao website (incluindo versão de sistema operacional, navegador, conexão e softwares instalados), dados de geolocalização, e demais informações relacionadas à interação do Usuário, tais como data e hora de acesso, produtos visualizados, tempo gasto nas páginas, áreas visitadas, registros de cliques e identificadores de cookies.
Quais as finalidades do uso dos dados?
Esses dados estão essencialmente relacionados ao fornecimento dos nossos produtos e serviços no ambiente online e/ou telefônico, como você pode conferir nas finalidades abaixo:
• Prestação dos serviços disponibilizados no ambiente online e/ou telefônico, em cumprimento das obrigações contratuais assumidas;
• Viabilização de mecanismos de controle de estoque, logística reversa e devolução de produtos;
• Manutenção de cadastros para melhor comunicação com nossos clientes;
• Prestação de serviços associados aos produtos comercializados por nós;
• Identificação e autenticação dos Usuários de forma adequada nas áreas exclusivas de nosso e-commerce, de modo a viabilizar o atendimento às solicitações e dúvidas sobre produtos e serviços;
• Definição e análise de padrões e preferências de consumo dos nossos clientes, inclusive para a veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos, conteúdos, notícias e demais informações relevantes para o relacionamento de forma mais assertiva;
• Produção de relatórios analíticos de inteligência de negócio para estudo de mercado, a partir de dados clusterizados a partir do perfil de consumo para uso interno e de terceiros homologados;
• Realização de campanhas publicitárias e direcionamento de ofertas e produtos do Grupo Carrefour Brasil e de seus parceiros comerciais, inclusive através de colaborações com veículos da mídia e redes sociais, conforme análise de seu perfil e preferências;
• Realização de ofertas personalizadas, tais como garantia estendida, inclusive através de parceiros;
• Consolidação de indicadores de utilização dos serviços disponibilizados em nossa plataforma e ações de melhoria contínua;
• Customização e melhoria de performance da navegabilidade;
• Aumento de mecanismos de segurança física e patrimonial;
• Redução do risco de atividades ilícitas e combate à fraude;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais;
• Atendimentos telefônicos e/ou mídias sociais relacionados à suas compras online e/ou Televendas;
• Promover as atividades das demais empresas do Grupo Carrefour Brasil que se conectem
às relações que mantemos com nossos clientes, principalmente no que tange às parcerias
firmadas no programa do Meu Carrefour e de potenciais interesses de clientes do programa.
Os clientes também podem aproveitar dos benefícios do Meu Carrefour comprando em nossas lojas disponíveis nas plataformas de outros parceiros comerciais que já estejam habilitados neste sentido, tais como plataformas de Marketplace e aplicativos de entregas (Apps de Delivery).
Nesse tipo de relacionamentos são coletados:
Dados de cadastro
Informações fornecidas voluntariamente pelos titulares ao efetuarem o cadastro em nosso programa de fidelidade, como: nome completo, e-mail, gênero, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone e senha de acesso à área exclusiva.
Observação: Apenas o seu CPF é coletado quando você aceita a oferta da Etiqueta Roxa oferecida no caixa das nossas Lojas Físicas, no momento da sua compra e na hipótese de você ainda não possuir um cadastro no Programa de Fidelidade (nos moldes disponibilizados no site, aplicativo e totem das Lojas Físicas).
Dados de registros eletrônicos e interação do Usuário
Informações coletadas a partir da sua compra nas Lojas Físicas ou da sua navegação em nossas páginas online (como visitante ou Usuário cadastrado), tanto em nossas plataformas e aplicativos, quanto das plataformas de terceiros que vendem produtos nas nossas lojas - tais como dados dos produtos comprados, endereço IP (Protocolo de Internet), Session ID (Identidade/token de sessão), dados dos dispositivos utilizados para acesso (incluindo versão de sistema operacional, navegador, conexão e softwares instalados), dados de geolocalização, e demais informações relacionadas à interação do Usuário.
Importante: O programa Meu Carrefour não trata Dados Pessoais Sensíveis, conforme definido no item abaixo “Conceitos Importantes”. As compras de produtos que induzam essas informações terão apenas o valor do item considerado para fins de acúmulo de benefícios na dinâmica "Minhas Recompensas".
Os benefícios e vantagens disponibilizados no aplicativo Meu Carrefour são exclusivamente destinados aos clientes cadastrados no programa de fidelidade e identificados na área logada, e portanto, em algumas situações (como, por exemplo, no uso da funcionalidade NutriEscolha) onde é possível navegar no aplicativo sem a prévia identificação/acesso à área logada, além de afetar a experiência do usuário (limitando a obtenção de vantagens e benefícios oferecido pela funcionalidade do aplicativo indicado nos Termo de Uso), também poderá ensejar na coleta de registros eletrônicos e de interação dos usuários e dispositivos.
Quais as finalidades do uso dos dados?
Os dados coletados estão essencialmente relacionados ao direcionamento de ofertas exclusivas e personalizadas, e, ainda, benefícios em geral aos nossos clientes fidelizados, nos termos do regulamento do programa. São finalidades observadas nas operações:
• Prestação de nossos serviços, em cumprimento das obrigações contratuais assumidas, especialmente com nossos parceiros do Programa de Fidelidade que disponibilizam os benefícios do “Minhas Recompensas” e com outros parceiros comerciais por meio dos quais disponibilizamos versões de nossa loja virtual, como, por exemplo, Sites de Vendas de Parceiros e Aplicativos de Entregas;
• Registro e autenticação segura no programa de fidelidade para implementação dos recursos e benefícios exclusivos;
• Gerenciamento de cadastros para melhor comunicação com nossos clientes, respeitando a qualidade dos dados via mecanismos de autenticação e combate à fraude;
• Definição e análise de padrões comportamentais e preferências de consumo dos nossos clientes, inclusive para a veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos, serviços, conteúdos, notícias e demais informações relevantes para o relacionamento de forma mais assertiva;
• Enriquecimento de banco de dados de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) para realização de ações de marketing e relacionamento com nossos clientes;
• Criação de modelos estatísticos e estratégias de campanhas voltadas para a potencialização da jornada do consumidor em nossas lojas virtuais próprias e em Sites de Vendas de Parceiros e Aplicativos de Entregas;
• Produção de relatórios analíticos de inteligência de negócio para estudo de mercado, a partir de dados clusterizados a partir do perfil de consumo para uso interno e de terceiros homologados;
• Realização de campanhas publicitárias e direcionamento de ofertas e produtos do Grupo Carrefour Brasil e de seus parceiros comerciais, inclusive através de colaborações com veículos da mídia e redes sociais, conforme análise de seu perfil e preferências;
• Viabilização do acesso a funcionalidades exclusivas disponibilizadas no aplicativo Meu Carrefour, inclusive através de parcerias devidamente homologadas;
• Promover as atividades das demais empresas do Grupo Carrefour Brasil que se conectem às relações que mantemos com nossos clientes, principalmente no que tange às parcerias firmadas no programa do Meu Carrefour e de potenciais interesses de clientes do programa;
• Consolidação de indicadores de utilização dos serviços disponibilizados e ações de melhoria contínua;
• Disponibilização de publicidade, em sites de parceiros e aplicativos de entregas, dos produtos adquiridos com mais frequência por você, a fim de aperfeiçoar e personalizar a sua experiência durante o processo de compra;
• Customização e melhoria de desempenho da navegabilidade;
• Com base no seu perfil de navegação, a partir da configuração de cookies escolhida, há a produção de relatórios analíticos de inteligência de negócio para estudo de mercado, para uso interno e de terceiros homologados, observada a relação e expectativa do cliente e a anonimização de dados sempre que possível;
• Aumento de mecanismos de segurança e combate à fraude no programa de fidelidade e aplicando-se as consequências previstas no Regulamento em caso de irregularidades;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais.
A quem cabe a responsabilidade pelos dados?
Para estes casos, o Grupo Carrefour Brasil não saberá quais produtos você consumirá ou informações pessoais que você disponibilizará a estes parceiros, como seu cartão de crédito utilizado para cobrança ou o e-mail para cadastro, por exemplo.
Para mais informações, consulte a política de privacidade do respectivo parceiro e saiba quais dados são coletados por esta empresa quando no uso do produto.
Dados de cadastro
informações fornecidas voluntariamente pelos titulares ao efetuarem o cadastro no Painel Carrefour - tais como nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, profissão, área de atuação, endereço completo, número de telefone e senha de acesso à área exclusiva do Usuário.
Dados de registros eletrônicos e interação do Usuário
Informações coletadas através da navegação dos titulares (visitantes ou Usuários cadastrados) no Painel Carrefour - tais como endereço IP (Protocolo de Internet), Session ID (Identidade/token de sessão), dados dos dispositivos móveis utilizados para acesso ao website (incluindo versão de sistema operacional, navegador, conexão e softwares instalados), dados de geolocalização, e demais informações relacionadas à interação do Usuário, tais como data e hora de acesso, produtos visualizados, tempo gasto nas páginas, áreas visitadas, registros de cliques e identificadores de cookies.
Quais as finalidades do uso dos dados?
Os dados pessoais coletados estão essencialmente relacionados ao fornecimento dos nossos produtos e serviços aos nossos clientes. Confira abaixo as finalidades das operações de tratamento:
• Realização de pesquisa de satisfação e compreensão da jornada do cliente no percurso de compra;
• Identificação e autenticação dos Usuários de forma adequada nas áreas exclusivas do Painel Carrefour;
• Definição e análise de padrões e preferências de consumo dos nossos clientes, inclusive para a veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos, conteúdos, notícias e demais informações relevantes para o relacionamento de forma mais assertiva;
• Realização de campanhas publicitárias do Grupo Carrefour Brasil, inclusive através de parcerias com veículos da mídia e redes sociais;
• Consolidação de indicadores de utilização dos serviços disponibilizados na plataforma e ações de melhoria contínua;
• Customização e melhoria de navegabilidade;
• Aumento de mecanismos de segurança e combate à fraude;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais.
• Data e hora de início e término da conexão à internet;
• Endereço IP (protocolo de internet) utilizado para acessar a rede pelo seu dispositivo;
• Número de identificação da sua rede utilizada para acessar o Wi-Fi pelo seu dispositivo (MAC Address);
• Geolocalização.
Quais as finalidades do uso dos dados?
Os dados pessoais coletados estão essencialmente relacionados às seguintes finalidades:
• Aumento de mecanismos de segurança do uso da rede Wi Fi;
• Redução do risco de atividades ilícitas e combate à fraude;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais.
E o que são Cookies?
São pequenos arquivos que armazenam temporariamente preferências identificadas do usuário ao visitar determinado site, permitindo que sejam memorizados dados relacionados ao computador ou outro dispositivo utilizado pelo Usuário em navegações anteriores, otimizando a sua interação com a plataforma.
Cookies essenciais:
Alguns cookies são essenciais para o funcionamento de plataformas, não sendo possível torná-los inativos sem gerar consequências negativas à navegação.
Cookies não essenciais para uso interno:
Existem também os cookies chamados não essenciais, que, embora não sejam obrigatórios, permitem otimização da experiência do Usuário, oportunizando recursos como a memorização de preferências, termos de busca e histórico de produtos inseridos no “Carrinho”, por exemplo, permitindo uma navegação customizada.
Cookies não essenciais para uso de terceiros:
Estes cookies não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Podem ser usados por nossos parceiros, nacionais e internacionais, de publicidade para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Se não permitir estes cookies, você não será impactado por publicidade de empresas terceiras.
Ou seja:
Você pode controlar o uso de cookies não essenciais através das configurações de seu navegador, mas isso poderá afetar o adequado funcionamento das nossas plataformas. Você também pode configurar as suas preferências sobre cookies em nossa Central de Privacidade ou apagar o seu histórico de cookies de navegação nas configurações do browser utilizado.
Parceiros comerciais, prestadores de serviço e fornecedores:
Como muitos dos serviços disponibilizados dependem da atuação junto a outras empresas, podemos compartilhar dados pessoais com parceiros nacionais e internacionais – a exemplo de fornecedores de tecnologia, sites de parceiros (Marketplace), plataformas de pagamento, empresas de publicidade e empresas de transporte, logística e demais parceiros comerciais para fins de análise de consumo, oferta de produtos, realização de campanhas publicitárias e serviços personalizados -, o que fazemos em estrito cumprimento às finalidades informadas aos titulares.
Plataformas de mídias sociais parceiras:
Podemos compartilhar dados pessoais dos clientes cadastrados no programa Meu Carrefour com
plataformas de mídias sociais, como Facebook Ads, Google Ads e TikTok Ads, para o
direcionamento de ofertas e campanhas publicitárias do Carrefour Brasil nas redes sociais
correspondentes. Caso não queira ser impactado por esta modalidade de anúncios, você poderá
gerenciar suas preferências em seu perfil no aplicativo da rede social utilizada por você ou nas
páginas de configuração do Facebook, Instagram, Google e TikTok, responsáveis pelo efetivo
gerenciamento dessas preferências.
Empresas do Grupo Carrefour Brasil:
Como o Carrefour Brasil é uma empresa integrante do Grupo Carrefour Brasil, é necessário realizar
o compartilhamento de alguns dos dados pessoais que coletamos com empresas de nosso Grupo
Econômico, com a finalidade de viabilizar a manutenção, a continuidade e a promoção de nossos
produtos e serviços.
Por Grupo Carrefour Brasil, entenda
Carrefour Soluções Financeiras; Carrefour Property Division; Shopping Butantã; Shopping
Pamplona; Shopping Paseo Alto das Nações, Atacadão; Cybercook; Carrefour Hipermercado;
Carrefour Bairro; Carrefour Express; Carrefour Posto; Drogaria Carrefour; Carrefour Market;
Carrefour E-commerce; BIG; BIG Bompreço; Super Bompreço; Todo Dia; Nacional; Sam’s Club e
Maxxi.
Parceiros de combate a fraudes:
Para permitir a detecção de fraudes, precisamos compartilhar alguns dados pessoais indicados por nossos parceiros, o que poderá, inclusive, ocasionar a contratação de serviços antifraude específicos.
Auditorias externas:
Dados pessoais poderão ser compartilhados com serviços de auditoria externa de nossas operações, sobretudo para análises quanto à observância de parâmetros de privacidade e proteção de dados e segurança da informação.
Autoridades públicas ou órgãos oficiais:
Para cumprimento de obrigações legais a que estamos submetidos, podemos compartilhar dados com autoridades públicas ou órgãos oficiais, mediante solicitação ou previsão legal expressa.
Sempre que seus dados forem transferidos internacionalmente, o Carrefour Brasil garantirá que os seus dados somente serão enviados para territórios internacionalmente considerados seguros para proteção dos seus dados pessoais e/ou para organizações com quem tenhamos robustos acordos de proteção de dados implementados.
Nos certificarmos de que todas as medidas de segurança e de proteção dos dados sejam aplicáveis por qualquer organização que os receba e que eles somente possam ser utilizados para as finalidades descritas nesta Política de Privacidade.
Mesmo assim, a segurança não pode ser garantida de forma completa e contra todas as ameaças existentes no ambiente virtual, sendo nosso compromisso, dentro de nossa capacidade, empregar as medidas de segurança disponíveis para prevenção de incidentes.
Além disso, direcionamos esforços na conscientização de nossos colaboradores sobre a importância do tema para mantê-los atualizados quanto às melhores práticas quanto e a importância de implementar fluxos internos como controle de acesso e dever de confidencialidade.
• Somente são mantidos em nossos sistemas os dados pessoais necessários para o cumprimento das finalidades do tratamento. Assim, sempre que aplicável, realizamos a devida exclusão de dados pessoais desnecessários ou excessivos;
• Destaca-se, ainda, que, mesmo com o propósito de exclusão de dados desnecessários, preservamos as informações exigidas para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias, ou para o exercício regular de nossos direitos.
Confirmação e acesso aos dados:
Qualquer um pode requerer a confirmação da existência de tratamento e o acesso aos dados tratados pelo Carrefour Brasil, bem como informações sobre o possível compartilhamento com terceiros. Contudo, para oportunizar o exercício desse direito, podemos implementar mecanismos de autenticação de identidade do solicitante, com o objetivo de garantir segurança e proteção às informações tratadas.
Revogação de consentimento:
Nas situações em que a realização de operações de tratamento requer obtenção de consentimento, este poderá ser revogado a qualquer tempo mediante manifestação expressa do titular, de forma simples, gratuita e facilmente disponível.
Correção:
Estando-se diante de dados pessoais incorretos, imprecisos ou desatualizados, o titular de dados pessoais poderá solicitar a correção dessas informações ou mesmo viabilizá-la de forma célere e imediata através da atualização de seu cadastro em nossa plataforma.
Exclusão ou anonimização:
O titular de dados pessoais poderá requisitar a exclusão ou a anonimização dos dados fornecidos em algumas situações específicas – notadamente quando a base legal para o tratamento for o consentimento -, em especial quando acreditar que seus dados estão sendo tratados de forma excessiva, desnecessária ou em desconformidade com a legislação aplicável. Contudo, é plenamente possível que, mesmo após o requerimento de exclusão, alguns dados pessoais permaneçam armazenados, em atendimento a obrigações legais ou para a proteção de interesses nossos ou de terceiros.
Oposição:
Ao titular de dados pessoais deve ser oportunizada a oposição ao tratamento de seus dados pessoais, observados os limites e imposições legalmente previstas.
Portabilidade:
Ao titular de dados pessoais deve ser oportunizada a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial. Você poderá obter os seus dados cadastrais na solicitação de acesso aos dados pessoais para fins de exercer o seu direito à portabilidade.
Decisão Automatizada:
O titular dos dados tem direito, quando cabível, a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade. Você poderá exercer esse direito em sua solicitação de oposição.
Quer solicitar algo relacionado aos seus dados?
O nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO), Renã Melo Santos, e sua equipe de Privacidade terão o prazer em atende-lo através do formulário disponível aqui.
Através do formulário, você poderá exercer seus direitos de titular e realizar solicitações tais como: quais informações coletamos e processamos sobre você e quais razões e propósitos para esses processamentos.
Sobre qualquer Atualização desta Política
Esta Política de Privacidade poderá sofrer atualizações e ajustes a qualquer tempo, para que reflita as práticas do Carrefour Brasil em matéria de privacidade e proteção de dados pessoais.
Caso a atualização seja importante
Informaremos aos nossos clientes através dos meios disponíveis. Lembrando que a data de última atualização estará sempre nesta Política.
Documento atualizado pela última vez em 31 de outubro de 2024.