Após A Queda Do Muro De Berlim, Muitos Sustentaram Ser Marx Um Autor Acerca Do Qual Tudo Já Fora Dito. Este Volume, De Grande Rigor Científico E Leitura Aprazível, Introduz Ao Público Múltiplas Temáticas Que Foram Deixadas De Lado Pelos Investigadores De Marx, Apresentando A Seus Estudiosos Um Perfil Original Do Autor, Com Nuances Até Aqui Desconhecidas. Marcelo Musto Mostra Como Marx Analisou Acuradamente A Sociedade Extra Europeia, Nutriu Um Grande Interesse Pelas Formas De Propriedade Coletiva Não Controladas Pelo Estado E Concluiu Que A Associação De Trabalhadores, Na Sociedade Comunista, Não Deveria Limitar A Liberdade Dos Indivíduos.
muitos Biógrafos Separaram A Narrativa Da Vida De Marx De Suas Elaborações Teóricas. Os Estudos Acadêmicos A Ele Dedicados, Por Sua Vez, Frequentemente Ignoraram Os Principais Eventos De Sua Vida Que, Ao Contrário, Tiveram Grande Influência Na Realização De Seus Projetos. Além Disso, A Imensa Quantidade De Trabalho Realizada Por Marx Após A Publicação De O Capital E As Ideias Inovadoras Que Dele Derivaram Não Foram Exploradas Com A Devida Atenção. Com Base Nas Novas Publicações Do Mega2, Musto Demonstra Que, No Período 1857-1883, Marx Realizou A Crítica Da Economia Política Com Extraordinária Intensidade E Ampliou O Escopo De Suas Pesquisas Para Novas Disciplinas E Áreas Geográficas.
ele Estudou As Formas De Propriedade Comum Nas Sociedades Pré-capitalistas, Empreendeu Investigações De Antropologia E Ciências Naturais, Analisou O Desenvolvimento Do Capitalismo Nos Estados Unidos E Interessou-se Pelas Transformações Em Curso Na Rússia Após A Abolição Da Servidão. Ao Mesmo Tempo, Manifestou A Mais Forte Oposição Ao Colonialismo. Este Livro Documenta, De Modo Criterioso, Que Marx Não Tratou Apenas Do Conflito Entre Capital E Trabalho E Derruba O Mito, Em Voga Nos Últimos Anos, De Um Autor Economicista E Eurocêntrico.