Leituras E (ponder)ações Sobre O Estágio E A Formação Docente É Uma Coletânea De Artigos Desenvolvidos Por Estudantes De Graduação Do Curso De Ciências Biológicas E Da Pós-graduação Em Educação Científica E Ambiental Da Universidade Federal De Lavras, Sob Orientação De Marina Battistetti Festozo, Que Dá Ênfase À Etapa Do Estágio Na Formação Inicial E Continuada De Professoras E Professores. Os Textos Buscam, Com Base Na Teoria Pedagógica, Problematizar E Também Propor Enfrentamentos A Questões Históricas Relativas Ao Estágio, Como O Fato De Ser Considerado Somente Como A Parte Prática Dos Cursos De Licenciatura. Dessa Forma, Busca Dar Visibilidade E Valorizar Uma Etapa De Formação Frequentemente Negligenciada Na Formação Docente Em Nosso País, Trazendo Luz À Sua Potência De Integração Entre Escola E Universidade, Teoria E Prática, Bem Como Entre Ensino, Pesquisa E Extensão. Na Graduação A Experiência Com Os Estágios Compreende Uma Trajetória Formativa Que Dura Quatro Semestres, Na Pós-graduação, Um Semestre, Que Busca Sintetizar Discussões Essenciais À Prática Docente Em Nosso País E No Ensino Universitário. Em Todas As Etapas Tomam-se As Experiências E, Portanto, A Realidade Das Escolas, Universidades E Outras Instituições Educativas Como Ponto De Partida, Elementos Que Serão Aprofundados A Partir Do Diálogo Com As/os Estagiárias/estagiários E Com Teóricas/teóricos Da Área. Tal Exercício Do Pensamento Procura Promover O Enriquecimento Das Experiências, Ao Superarem O Âmbito Das Vivências Pessoais Para O Âmbito Científico E Social, Para Que As/os Estudantes Possam Perceber Que: Sua Atuação Como Professoras E Professores Não Começa E Termina Dentro De Sala De Aula, Ou Seja, Sua Atuação Nas Instituições Educativas Está Sempre Ligada À Sua Atuação Cidadã, Já Que Sua Prática Na Educação É Uma Prática Social, Ser Professora E Professor É Estar Em Constante (trans)formação Ao Passo Que Nossa Realidade Também Se Transforma, Ser Professora E Professor É Ter Esperança (de Esperançar, Como Diria Paulo Freire), É Abrir Os Olhos Para A Sociedade. Dessa Forma, Procuramos Contribuir Com Uma Formação Que Se Centra Numa Reflexão-ação Crítica Acerca Da Função Social Que A Profissão Docente Pode Assumir, Em Busca De Uma Sociedade Mais Justa E Sustentável.