Entre Os Anos De 1951 E 1952, Vladimir Nabokov Ministrou Aulas Como Professor Convidado Da Universidade De Harvard. Munido De Um Conhecimento Amplo Sobre Dom Quixote, Foi Para A Sala De Aula Determinado A Mudar A Visão Dos Estudantes A Respeito Dessa Obra. Com Seu Estilo Único, Cheio De Ironia, Bom Humor E Novas Perspectivas Sobre O Clássico Cervantino, Nabokov Mostrou-se Um Profícuo Professor E Crítico Literário.
as Aulas, Embora Preparadas Com Maestria, Ficaram Guardadas Em Pastas Por Longos Anos Até Que O Editor Fredson Bowers As Reuniu E Transformou Neste Lições Sobre Dom Quixote. As Anotações Completas E Os Comentários Que Nabokov Guardava Para Si São Trazidos À Luz Para Quem Quiser Se Aprofundar Nos Estudos Das Aventuras De Dom Quixote E Seu Companheiro Sancho Pança.
mas, Se O Leitor Desejar Apenas Uma Leitura Prazerosa Acerca Dos Escritos De Um Exímio E Sarcástico Professor Para Seus Alunos Universitários, Lições Sobre Dom Quixote Têm Outra Chave Interpretativa, Se Transformando Em Uma Nada Ortodoxa Aula Sobre A Arte De Lecionar.
seja Qual For O Motivo Do Interesse, Trata-se De Um Livro Que Nos Apresenta Uma Nova Proposta De Análise Da Obra De Cervantes, Tirando-a Da Classificação De Comédia Atribuída Usualmente Pela Crítica Para Provar Aos Estudantes — E Agora, Aos Leitores — Que O Clássico Espanhol É Também Uma Obra Brutal, Um Verdadeiro Retrato Da Escuridão Da Idade Média. Lições Sobre Dom Quixote É Uma Preciosa Oportunidade De Conhecermos Um Autor Clássico Por Meio De Outro, Pois Pela Mirada Perspicaz E Erudita De Nabokov, Descortina-se Para Nós Um Novo Cervantes.