Descobrindo A Filosofia – Volume 51
Bergson: O Intocável Fantasma Da Vida
Gallego, Antonio Dopazo
Sinopse
Bergson (1859-1941) Ousou Hastear A Bandeira Da Metafísica, Talvez Pela Última Vez, Em Meio Aos Fenômenos Que A Ciência Era Incapaz De Esclarecer, Como A Interação Corpo/mente, A Memória Ou As Causas Da Variação Genética. Onde Os Filósofos Tinham Feito Do Tempo Uma Degradação Da Eternidade Ou Uma Forma Da Nossa Sensibilidade, Bergson Localiza-o Como Princípio Absoluto Do Método Filosófico, Fazendo Da Intuição Um "pensamento Em Duração". No Entanto, A Contribuição Bergsoniana Não Termina Aqui. A Sua Insólita Concepção Diferenciadora Do Tempo Faz Dele Um Referente Absoluto Da Filosofia Continental Da Segunda Metade Do Século Xx, Que Não Deixou De Retomar Questões, Como A Superação Da Condição Humana E Da Dualidade Sujeito/objeto, Que Bergson Abordou De Forma Clássica. Nele, O Velho Espiritualismo Francês, Herdeiro Da Sutileza De Pascal, E Vigorizado Com A Força Do Romanticismo Alemão, Sacode A Preguiça E Mergulha Plenamente No Estudo Da Ciência A Fim De Arrebatar As Suas Armas Ao Inimigo Positivista, Que Ameaçava Reduzir A Consciência A Um Mero Adorno Cerebral.
Bergson
Henri Bergson (paris, 18 De Outubro De 1859 — Paris, 4 De Janeiro De 1941) Foi Um Filósofo E Diplomata Francês, Laureado Com O Nobel De Literatura De 1927.
Conhecido Principalmente Por ensaios Sobre Os Dados Imediatos Da Consciência, Matéria E Memória, A Evolução Criadora e As Duas Fontes Da Moral E Da Religião, Sua Obra É De Grande Atualidade E Tem Sido Estudada Em Diferentes Disciplinas - Cinema, Literatura, Neuropsicologia, Bioética, Entre Outras. Bergson Procurou Construir Uma "metafísica Positiva" E Fazer Da Filosofia Uma Ciência Baseada Na Intuição Como Um Método, Cujos Resultados Viriam Da Experiência E Seriam Tão Rigorosos Quanto As Ciências Baseadas Na Inteligência, Como A Matemática. Ao Contrário De Platão E René Descartes, Que Usavam A Geometria Como Modelo Para Fazer Da Metafísica Uma Ciência, Bergson Adotou A Biologia, A Psicologia E A Sociologia Como Fundamentos De Seu Pensamento Filosófico.
Sobre A Coleção
Cada Livro Da Faz Coleção Descobrindo A Filosofia Parte De Um Ambicioso Projeto Editorial Que Nasce Com O Intuito De Levar A Reflexão Dos Grandes Pensadores A Todos Os Leitores, Aliando O Máximo Rigor Na Exposição A Um Estilo Preciso E Fácil De Assimilar.
Uma Oportunidade Única De Descobrir E Compreender As Ideias Dos Grandes Pensadores, Apresentadas De Forma Clara E Acessível: O Contexto Histórico E Intelectual, Sua Importância, Implicações, Exemplos Ilustrativos...
Dados Do Livro
Peso: 0,420 Kg
Número De Páginas: 145
Isbn 13:
Altura: 24
Largura: 16
Idioma: português
Tipo De Produto: livro
Assuntos: filosofia
Autoria
Antonio Dopazo Gallego
Doutor Cum Laude Em Filosofia Pela Universidade Complutense De Madrid E Funcionário Público De Carreira (professor Do Instituto De Filosofia)