Quando Rapazinho De 14 Ou 16 Anos, Antes De Entrar Para A Tipografia [machado De Assis] Vinha, Pois, De S. Cristóvão Diretamente Para A Velha Igreja [da Lampadosa], Ajudava A Missa, Embolsava A Pequena Espórtula Que Lhe Assegurava O Pão Do Dia… E Depois? Depois, Eram Os Passeios Pela Cidade Que Conhecia Palmo A Palmo, Eram As Estações Junto Aos Sebos, Namorando Livros, Era A Grande Atração E O Asilo Das Salas De Leitura Pública, Sobretudo Do Gabinete Português De Leitura.
depois Da Leitura, O Moço Corria Para O Largo Do Rossio [atual Praça Tiradentes], Que Ainda Não Tinha Estátua Nem Jardim. Era Lá, No Número 64 Da Praça Da Constituição, Como Se Chamou Por Algum Tempo O Largo, A “livraria Paula Brito”, Cujos Mostruários O Atraíam.
paula Brito, Também Mulato E Pobre, Começara A Vida Como Tipógrafo Na “tipografia Plancher”, E, Em 1831, Estabeleceu-se Com Oficina Própria.
dentro Em Breve, Tornava-se A Sua Casa O Centro Da Vida Literária De Então. Tão Bom Homem Quanto Mal Poeta, Generoso, Serviçal, Sempre Pronto A Auxiliar Os Escritores Com A Sua Bolsa E Com Grandiloquentes Elogios Na Marmota, Por Ele Dirigida E Editada, Francisco De Paula Brito Foi Realmente Um Grande Animador. Nos Balcões Da Sua Loja Debruçavam-se Para Conversar Com Todos Os Intelectuais Do Momento.
e O Futuro Machado De Assis, Adolescente Feio E Tímido, Rondava-lhe A Porta, Faminto De Alimento Para O Espírito, Levado Pela Sua Irresistível Vocação Literária. Ali Ficava, A Admirar A Gente Que Entrava, Gente Feliz Que Podia Comprar E Escrever Livros. A Tarde Caía, Era Preciso Voltar Ao Seu Bairro Longínquo, E O Adolescente Não Tinha Ânimo Para Se Afastar… Mas Urgia Ir, O Caminho Era Longo (…) O Mocinho Ia Andando, Obscuro, Desconhecido, Perdido No Meio Do Povo… Ia Andando, E Pensando.
pensando Num Jeito De Entrar Na Livraria, De Ver De Perto Aquela Gente Ilustre, De A Conversar. (…) Quem Sabe Se Um Dia Os Veria Em Letra De Fôrma...
e O Mulatinho Feio Vivia Horas De Embriaguez, Todo Possuído Pela Sua Jovem Ambição, Pela Sua Poderosa Vocação Para As Letras. (…) Como Se Terá Decidido A Dar Esse Passo Ousado?
não O Sabemos, Mas Deve Ter Sido, Logo De Saída, Bem Acolhido Pela Bondade Ativa Do Editor. E Começou A Frequentar-lhe Assiduamente A Livraria, Onde Encontrou O Ponto De Apoio Para O Início Da Sua Carreira Literária.
o Conhecimento Deve Datar De Princípios De 1855. Começou Então A Atividade Intelectual De Machado De Assis, Atividade Que Se Manteve Ininterrupta Durante 53 Anos, Até 1908, Até A Sua Morte.
lúcia Miguel Pereira.
(1901 - 1959)