Nova Edição De Um Dos Livros Fundamentais Sobre O Assunto Do Espectro Autista Já Lançados No País.
Quando Ricardo Era Um Bebê Seus Pais Se Encantavam Com A Criança Tranquila Que Passava Horas Sentado Na Mesma Posição, Brincando Com Um Objeto Sem Interessar-se Por Outros. Só Quando O Menino Vai Para O Jardim-de-infância É Que Os Pais São Alertados Pela Professora De Que O Filho Apresenta Sinais De Autismo. A Luta Desta Família Para Integrar Ricardo A Uma Sociedade Que Geralmente Exclui Os "diferentes" É Mostrada Em
mãe, Me Ensina A Conversar
, Escrito Por Dalva Tabachi, A Mãe Do Jovem Autista E De Outros Três Rapazes.
uma Disfunção Neurológica De Causas Ainda Não Conhecidas, O Autismo Só Passou A Ser Registrado A Partir De 1911. Atualmente, Sabe-se Que É Uma Inadequação No Desenvolvimento Que Se Manifesta Durante A Vida Inteira E Que Acomete 20 Entre Cada 10 Mil Nascidos, Sendo 4 Vezes Mais Comum Entre Meninos Do Que Em Meninas. Não Há Padrão Para Sua Manifestação, No Entanto, Hoje, Acredita-se Que O Autismo Esteja Ligado A Causas Genéticas, Como Problemas Na Gestação, Associadas A Causas Ambientais, Entre Elas A Contaminação Por Mercúrio. A Principal Característica Do Autismo É O Aparente Alheamento Da Criança Em Relação Ao Mundo Exterior.
mais Do Que Um Emocionante Relato Sobre A Experiência Da Família Para Adaptar Ricardo Ao Mundo E Enumerar Os Progressos Que O Rapaz Alcançou, Dalva Tabachi Alerta Para A Necessidade De Não Esconder As Chamadas "pessoas Especiais" E Enfrentar "olhando De Frente" A Discriminação, A Incompreensão E O Preconceito. Para A Autora, Quem Tenta Proteger O Filho Especial E O Retira Do Convívio Social Pode Estar Querendo Ocultar Que Produziu Alguém Que Foge Aos Padrões Idealizados Pela Sociedade.
dalva Foi À Luta, Buscou Ajuda E Encontrou. Por Meio Do Aprendizado, Cresceu E, Sem Dúvida, Vem Dando O Melhor De Si Para A Integração Do Filho. Seu Núcleo Familiar Foi Aumentando E Mantendo-se Unido Pelo Amor. A Comunicação Interpessoal Foi Trabalhada Por Profissionais Da Área, E O Núcleo Vem Se Tornando Cada Vez Mais Competente.
“nunca Me Conformei Com Rótulos Para Ricardo, Que Percorreu Um Longo Caminho Até Chegar A Ser O Que É Hoje: Um Rapaz Integrado, À Sua Maneira, Ao Mundo Que O Rodeia.
a Criança Que Não Se Comunicava, O Pré-adolescente Comprometido, O Adolescente Arredio Tornou-se Um Jovem Que Consegue Conviver Com Os Outros, Curtindo Seus Amigos, Sua Família, Sua Música, Sua Prática De Natação. Um Jovem Que Sorri, Conversa, Trabalha E É Querido Por Todos.”
dalva Tabachi Nasceu Em 1948, No Rio De Janeiro, Onde Vive Com O Marido E Os Quatro Filhos. É Comerciante Na Área De Moda, Pintora Amadora, Nadadora Master Do Flamengo E Escreveu Seu Primeiro Livro Baseando-se Nas Anotações E Observações Sobre A Trajetória Do Filho Ricardo.