Os Autores Originais, Que Escreveram A 1ª Edição Do Manual Do Técnico Em Transações Imobiliárias, Prestaram Valioso Serviço. Tanto Que Chegou À 11ª Edição, Com Pequenas Alterações. Um Ponto Comum É Que Todos Eram Professores Universitários. Na Impossibilidade De Falar Sobre Todos, Vamos Referir Apenas Aos Autores De Direito E Legislação. O Primeiro Autor, Jamil Pereira De Macedo, Era Juiz De Direito, Foi Desembargador E Aposentou Como Presidente De Tribunal De Justiça. O Segundo Autor, Sebastião De Oliveira Castro Filho, Era Juiz De Direito, Depois Desembargador E Aposentou Como Ministro Do Superior Tribunal De Justiça (stj).
A Lei N. 6.530/78, Que Deu Nova Regulamentação À Profissão De Corretor De Imóveis, Exige Que Os Novos Corretores Devem Ter Curso Específico De Técnico Em Transações Imobiliárias Para Exercer A Intermediação, Na Compra, Venda, Permuta E Locação De Imóveis, Bem Como Opinar Na Comercialização Imobiliária.
A Regulamentação Da Lei Reconheceu O Direito Adquirido Dos Corretores Já Inscritos, Desde Que Requeressem Revalidação Da Sua Inscrição.
Procurando Solucionar A Situação Dos Corretores De Fato, Deveriam Eles Fazer Uma Prova Com Conhecimentos Genéricos, Ministrada Pelos Crecis/cofeci. Mas Como Estudar Para A Prova Se Não Existiam Obras Exclusivas Sobre O Assunto? Aí Entrou A Ab Editora. Atendendo Solicitação Do Cofeci Foi Elaborado O Manual Do Técnico Em Transações Imobiliárias, Discorrendo Sobre Pontos Importantes Da Profissão.
O Tempo Passou. Transcorridos Mais De 40 Anos, Há Muito O Manual Exigia Revisão, Atualização E Ampliação, Procurando Atender As Necessidades Do Mercado E Preparar Os Corretores De Imóveis Para Atuarem Como Verdadeiros Profissionais, Detentores De Uma Nova Visão Do Mercado Imobiliário.
Concluída A Revisão, Atualização E Ampliação, A Ab Editora Apresenta Um Livro Totalmente Novo, Em Sua 12ª Edição. Foi Um Trabalho Difícil, Que Demandou Tempo E Paciência.
O Novo Manual Apresenta O Que Se Pretende Como Disciplinas Básicas Para O Curso De Técnico Em Transações Imobiliárias, Ao Mesmo Tempo Que Orienta Os Corretores De Imóveis No Dia A Dia De Suas Atividades Profissionais. Assim, Considerando Que O Manual Atende Tanto Os Alunos De Cursos De Técnico Em Transações Imobiliárias Quanto Os Corretores De Imóveis No Exercício De Suas Profissões, Preferiu-se Apresentar As Disciplinas Por Ordem Alfabética De Suas Denominações. Portanto, De Acordo Com As Necessidades, O Interessado Pode Consultar Qualquer Das Partes Do Manual, Vez Que Elas Apresentam Assuntos Diferentes.
São Novos Autores: Presidente De Conselho Regional De Corretores De Imóveis (creci), Vice-presidente De Conselho Regional De Corretores De Imóveis (creci), Secretário De Sindicato De Corretores De Imóveis (sindimóveis), Coordenadora Pedagógica De Escola De Corretores De Imóveis, Autores De Livros E Assuntos Versando Comércio Imobiliário E Diversos Professores De Diferentes Disciplinas.