Este Livro Apresenta Um Debate Fundamental Que Articula Teoria Com Pesquisa Documental E Etnográfica, Apresentando As Vozes Dos Sujeitos Sem Terra E Do Movimento Hip Hop Que Evidenciam Um Conjunto De Estratégias Políticas Construídas, Em Marcha Constante, Nos Quase 40 Anos Do Mst Na Sua Luta Por Terra, Reforma Agrária Popular E Mudanças Sociais.
e Também Aborda A Luta De Parte Do Movimento Hip Hop, Que Trabalha A Formação Cultural E Política Nas Periferias Urbanas, Tendo Como Foco A Luta De Classes E Como Inspiração A Forma De Organização E Luta Do Mst.
o Livro Reflete Sobre A Construção Da Hegemonia Popular Na Luta Do Mst Em Quatro Níveis: Produção Do Espaço, Comunicação/socialização Política, Produção/mediação Cultural E Artística E Educação/formação, Analisando O Período Histórico De Formação Desse Movimento Social Abordando Da Sua Gênese, A Princípios Dos Anos 1980, Até O Vi Congresso Nacional Realizado Em 2014.
aqui Se Evidenciam As Principais Mudanças Sofridas Pelo Movimento Em Sua História E As Nuances De Seus Processos De Formação, Comunicação E De Socialização Política Com A Cidade E O Trabalhador Urbano, Conforme O Contexto Histórico, As Características Das Lutas Políticas E De Classe Em Cada Período Analisado. Neste Sentido, Aponta Que O Mst Se Encontra Em Uma Nova Encruzilhada Histórica Acerca Do Seu Futuro, Que Envolve Equacionar A Radicalidade De Suas Lutas E As Estratégias Sociais, Comunicacionais E Políticas De Sobrevivência Da Organização.
solange I. Engelmann