A Educação Inclusiva Torna Possível O Atendimento Às Necessidades Educacionais Especiais De Alunos Com Ou Sem Deficiências, Principalmente Se Abordada Sob A Ótica Das Adaptações Curriculares. Adaptar Envolve Incluir, Inserir, Respeitar E Principalmente Acolher No Ambiente Educacional Os Indivíduos Em Suas Particularidades,
Sendo As Mais Diversas Condições: Linguísticas, Sensoriais, Físicas, Emocionais E Até Mesmo Étnicas, Socioeconômicas E Culturais. É Indispensável Desmistificar Sobre As Possibilidades De Realização Das Adaptações Curriculares E Para Isto Se Faz Fundamental O Conhecimento Acerca Das Estratégias E Práticas Em Adaptação Curricular Que Se Apresentem Eficientes, Eficazes E Que Sejam, Fundamentalmente Pautadas Em Conhecimento Científico. Esta Obra Singular, Que Contou Com A Contribuição De Muitos Especialistas, Propõe Aos Leitores A Apresentação De Um Conteúdo Atual E Embasado Na Ciência, Buscando Compensar A Fragilidade Brasileira Em Relação Às Publicações Sobre Adaptações Curriculares. Assim, Com Conhecimento Científico E Empatia, Se Torna Possível Promover A Genuína Educação Para Todos, Com Qualidade E Equidade.