Bunker E Thorpe (1982) Desenvolveram O Teaching Games For Understanding (tgfu), Traduzido Como Modelo De Ensino Dos Jogos Para Compreensão, Como Uma Nova Abordagem Ao Ensino Do Desporto Centrada No Jogo E No Estudante/jogador Com O Objetivo De Ultrapassar As Limitações Encontradas Nas Práticas Tradicionais Que Utilizavam Situações Descontextualizadas. Desde Então, A Educação Desportiva Integral Tem Ganhado Um Lugar Na Literatura Em Nível Internacional. No Entanto, Surgiram Variações, Abordagens Semelhantes Ou Adaptações Culturais Desse Modelo Pedagógico, O Que Levou À Necessidade De Criar Um “termo Guarda-chuva”, Que Engloba Todos Eles, A Chamada “abordagem Centrada No Jogo”. Numerosos Artigos E Livros Foram Publicados Nas Últimas Décadas Incorporando O Grande Potencial Educacional Dos Vários Modelos Baseados No Jogo Para Aumentar A Motivação Na Prática, Na Transferência Tática, No Desenvolvimento Da Tomada De Decisão Dos Jogadores E No Desenvolvimento Holístico Da Competência Desportiva. No Entanto, Existe Uma Lacuna Na Educação Desportiva Em Ambientes Extracurriculares. Este Livro Apresenta Sete Capítulos, O Primeiro Fornece Uma Introdução Aos Modelos Baseados No Jogo, Destacando Características E Benefícios Comuns Na Prática. A Um Nível Prático, São Apresentados Os Seis Capítulos Seguintes. Cinco Desses Capítulos Concentram-se Em Cada Uma Das Categorias Desportivas (desportos De Invasão, Rede E Parede, Campo E Taco, Alvo E Desportos Individuais), Buscando Fornecer Estratégias Para A Sua Utilização Numa Variedade De Contextos. Finalmente, No Último Capítulo, É Abordada A Questão Da Hibridação Ou Combinação De Modelos Pedagógicos, Em Que São Especi?cadas De Um Ponto De Vista Teórico-prático Atualizado Todas As Hibridações Que Tenham Sido Utilizadas Em Um Modelo Centrado No Jogo Com Outros Modelos Pedagógicos Para Contrariar As Possíveis Limitações Que A Aplicação De Um Único Modelo Apresenta. Em Suma, É Um Livro Altamente Recomendado Para Melhorar A Qualidade Da Prática Tanto Para Professores De Educação Física Como Para Treinadores Desportivos. Além Disso, Os Estudantes Relacionados Com A Educação Ou A Áreas De Esportes Podem Aprender Orientações Metodológicas, Na Tentativa De Desenvolver Jogadores Com Alfabetização Motora A Partir De Uma Perspectiva Holística, Formando Jogadores Inteligentes E Tendo Em Conta Os Valores Positivos Do Esporte Para Promover Estilos De Vida Ativos.